O Big Ben tem muito a ensinar

Um dos pontos turísticos mais badalados da capital inglesa e mais conhecidos no mundo inteiro pode trazer muitas lições para você encarar os desafios da vida

Postado dia 07/09/2016 às 08:30 por Douglas de Matteu

 

big ben

Foto: Reprodução/Internet

O Big Ben é o maior relógio de quatro faces do mundo e provavelmente o mais famoso. Recebe este nome por conta do sino que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de Sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. É um dos cartões postais mais ilustres do mundo e um ícone para quem está em Londres. Quando nos posicionamos frente a frente, nos sentimos pequenos diante do colossal monumento de 96 metros de altura, repleto de detalhes.

Pare e pense nos desafios da sua vida. Eles também podem parecer bem grandes, talvez 96 metros ou maiores, e repleto de detalhes, conexões que o tornam complexo. Assim como o Big Ben, que tem quatro faces, a sugestão é que você analise seus desafios sobre quatro dimensões.

  1. Como você, vê, ouve e sente a situação, quais opções para solução e quais emoções estão atreladas essa posição?
  2. Como outra parte, assuma aqui um outro personagem do contexto que está vivendo. Como seria se você fosse o seu chefe, ou seu funcionário? Analise sobre esta faceta, busque ver opções de solução que ele(a) teria e analise quais emoções estão envolvidas nesse papel.
  3. Agora se imagine como uma terceira pessoa, fora do contexto. Assuma esse avatar, troque de papel, analise as adversidades livre de conexão emocional. Racionalize, veja o todo, você e as outras pessoas de modo desassociado. Ou seja, descontado da experiência, focalize a solução.
  4. Visão de um helicóptero: como seria analisar a mesma situação, mais ainda mais distante, do alto com uma visão Macro? Quais as opções de solução nessa posição?

O exercício de quatro posições perceptuais deriva da PNL, Programação Neurolinguística, que também é muito utilizada para resolução de conflitos e em processos de Coaching. Permita-se fazer esse exercício poderoso. Assim como o Big Ben tem 4 dimensões os seus desafios também, cada faceta, cada ângulo permite a você ver a situação por um novo prisma e amplia as possibilidades de solução.

Agora quero te falar a relação entre Big Ben e a London Eye, mas fica para próximo artigo!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Douglas de Matteu

Diretor presidente do Instituto de Alta Performance Humana e presidente da ABPM. escritor, professor universitário e coach.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter