Novo rebaixamento do rating brasileiro

Mais uma mostra da percepção negativa sobre a economia brasileira

Postado dia 12/05/2016 às 08:30 por Maiara Madureira

brasileiro

Foto: Reprodução/Internet

Mais uma vez, as incertezas políticas e a redução da governabilidade afetam a economia. O fracasso do governo em estabilizar as perspectivas para as finanças públicas e o ambiente político desafiador fizeram com que a Fitch rebaixasse novamente a nota do Brasil.

A agência também alertou quanto à perspectiva negativa – ou seja, a possibilidade de um novo rebaixamento em um futuro próximo.

É o terceiro rebaixamento da Fitch, que retirou o grau de investimento do país em outubro do ano passado. Segundo a agência, “as perspectivas de crescimento de curto prazo continuaram a se enfraquecer desde o rebaixamento do Brasil para BB+ em dezembro de 2015. A agência agora prevê que o crescimento ficará em -3,8%% em 2016 e em 0,5% em 2017, abaixo da previsão feita em dezembro, de -2,5% e 1,2%, respectivamente”

Só para constar, a Moody’s e a S&P também já haviam retirado o grau de investimento, em fevereiro deste ano e setembro de 2015, respectivamente. Ambas também alertaram quanto à possibilidade de um novo rebaixamento. A S&P, após retirar o grau de investimento, já rebaixou a nota do país uma vez, em fevereiro deste ano.

O cenário não é bom. Uma perspectiva negativa demonstra a falta de crença em uma melhora da economia, o que significa uma fuga cada vez maior de capitais do país e, aí, menos investimentos, mais dificuldades para as companhias se capitalizarem e um dólar mais alto.

A interrupção do processo de impeachment mostrou como a crise política tem um grande impacto sobre a economia – o Ibovespa chegou a amargar perdas de mais de 3%, se recuperando ao final do dia, e o dólar chegou a ter uma alta de quase 5%, batendo R$ 3,6767.

A publicação de uma notícia informando a volta da discussão do processo pode dar um fôlego para o mercado amanhã. Mas só uma (ou mais) boa notícia pode colocar a economia nos trilhos de novo.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter