Novilíngua portuguesa

Um exercício futurista: o diálogo entre dois alunos que se esforçam para driblar mais uma reforma no sistema de ensino

 

Postado dia 09/03/2017 às 08:30 por Rick Ferreira

escola

Foto: Reprodução

Num futuro distante… Centenas de “reformas da educação” mais tarde, professores de um colégio estadual, mandando o governo às favas, reformam eles mesmos o sistema de ensino local, dando asas a uma revolução!… Mas, longe dos escaninhos docentes, nas salas de bate-papo apinhadas de “emoticons” raivosos, vinha nascendo a “Resistência”. Diziam que a contra-reforma era só uma questão de tempo…

Diálogo hipotético entre dois alunos do futuro sobre as provas orais no colégio Gambi Alighieri:

– Cara, esse semestre tá treta!!!

– Pô, e eu não sei?!

– Quanto “vc” tirou na chamada oral de Português?

– A última?! Na que caiu “gratidão elementar”?

– Essa aí!

– Ah, se tirei 3,5 foi muito… É foda! Eles não avisam quando vai rolar prova oral!!!

– Ih, mas faz uma cara que é assim. Não viaja!

– Se avisassem, rolava de estudar e ensaiar o lance do ‘obrigado’ até ficar bom! Saca só! Minha irmã ficou fera nisso! Também passou a maior cara treinando na frente do espelho! (“Erre-esse!”…”Erre-esse!”) Também, viciou! Outro dia eu tava fumando narguilé perto do quarto dela (e ela odeia narguilé!), e ela veio brigar comigo e disse “obrigado”! “Vc” acredita?! “Kkk”

– “Kkk” mesmo!!!

– Pois é, leva um tempo pra condicionar o cérebro, né?

– Se pelo menos a gente soubesse que tava sendo avaliado…  Na minha turma aquele mala do professor Marcus foi pegando um por um; ninguém durante a aula! Eu levei nota 4,0 quando vi ele no estacionamento e esqueci de responder isso aí que “vc” falou… Ele disse: “Boa sorte nos exames!”… Como é que eu ia saber que já tava valendo nota e que era pra dizer a porra do “obrigado”?!!! Tava lá correndo pra por corrente na bike e subir pra sala! Vê se eu ia lembrar dessa fórmula láááá da aula de gratidão!!! Nada a ver!

– Mó injustiça, tô ligado. O pior ainda é pra decorar quando flexiona ou não o “muito” na oração, dependendo daquilo que o professor diz que a gente recebeu de bom de alguém… assim, supondo… no problema… Português é muito foda!

ciclo– Pra caralho… E o “por favor”?!! E num outro dia… Outra vez deu exame, assim, “na lata”! Tava na quadra de basquete, antes da educação física… Eu ia saber que ia cair teste de português bem lá, pô?!! E pior que foi logo o “por favor” que caiu, quando tomei a bola da mão do seu Valdomiro!!!

– Puuutz! Teste surpresa de português na aula do Valdomiro?! “Trollagem” total, hein! Não podia valer “mashup” de matéria! Foooda!!

– E o Danilão, então! Vacilou! Respondeu “por favor” quando trombou com a professora Selma, “derrubano” os livros dela!

– Caraca, rolou isso! Num tô sabendo…

– Foi sem querer. Mas o Danilão ir lá e responder “por favor” foi foda, né?!

– Foooda! Mas era teste?! Que que era a resposta?!!! (Pro caso de ainda rolar comigo… Vai quê!… É bom “sabê”!)

– Ah, ela não tava dando prova, nada! Eu não acho. Acho que depois do “por favor” do Danilão é que ela deu de inventar um simulado de “gentileza”… assim, ó! Na hora! Nada a ver! Mas se liga: a alternativa certa é “desculpe”, beleza?… De boa, é até moleza mas na hora… Assim de surpresa… é foooda!

– E tudo por causa de uma trombada?!

– Não, por causa de um “obrigada”! “Kkkk”!

– “Kkkk” mesmo!

– Não… mas agora “falano” sério. Acho que a gente tinha que chamar a galera na internet pra ocupar a sala da diretora! Mano, já tá muito “reaça” isso… No mesmo semestre cair as “quatro operações fundamentais de português”! Juntas!!!

– Reaça pra caralho! “Por favor”, “obrigado”, “desculpe”…  É o que “vc” falou aí! Não é difícil, mas na hora a gente fica nervoso, né?! Deviam passar as matérias devagar! Uma “operação” por ano tava bom, né?!

– O negócio é ocupar, cara! E a gente só sai da Direção se acabarem com esse lance nada a ver de prova oral fora da sala, sem “avisá”! A gente filma uns vídeos e põe na internet! Chama repórter, “posta” o holograma da galera ocupando, essas paradas… Quero ver não ouvirem a gente! “Vc” vai ver! Vão pedir “obrigado” pra gente parar!!!

– É  “por favor”, Toninho…

– Isso aí! Ah, “vc” entendeu, porra!

– Beleza… Ó, eu tô dentro! Ainda mais que no fim do ano vão dar os simulados de “honestidade” e “bom senso”…

– Caraca! Os dois??!!! Agora no fim do ano?!! Mas nem deu tempo de montar aquele seminário da professora Selma, sobre “lógica aplicada à condenação do suborno”!!!

– Tô falando, mano! Eu “quebrei” o servidor deles e já acessei tudo… to “sabeno” até a grade do ano que vem! Hoje de noite mando o link lá no grupo da galera.

– Pô, foda isso, hein!…

– Foooda… Taí o “simuladão” que tinham falado. Vai rolar!

– Ah, mas isso não vai ficar assim! Essa porra agora é ditadura, é???!!!…

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Rick Ferreira

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter