Não sou “The Superman”, mesmo que a minha academia diga isso

Atenção aos sinais do corpo. Ele fala, e muito, por meio das reações comuns em nosso dia a dia, como alergias e eczemas

Postado dia 16/03/2016 às 08:00 por Renato Faury

organismo

Foto: Divulgação?Internet

Precisamos estar atentos às reações do nosso organismo aos efeitos do contato com os elementos naturais ou artificiais advindos do ambiente. As manifestações alérgicas são uma resposta do organismo, avisando que precisamos tomar cuidado; o dano pode ser maior se houver continuidade no uso desses produtos.

As reações alérgicas são apenas o primeiro degrau de doenças mais graves que podem nos acometer se não acreditarmos nos avisos que nosso corpo nos dá, como as coceiras, dermatoses, irritações nasais, corizas, asma, artrites, reumatismos, etc. A utilização de produtos de limpeza, cosméticos e bijuterias podem ocasionar dermatites, também conhecidas como eczemas. Vários produtos podem provocar a inflamação da pele, até mesmo os sabonetes que eliminam a camada de óleo existente na superfície da pele.

Produtos químicos como o álcool, as tintas, solventes, água sanitária, perfumes, maquiagem, batons, botões de metal, brincos, sabonetes, tinturas de cabelo, hidratantes, detergentes, desinfetantes, bronzeadores, protetores solares, desodorantes, pulseiras de relógio, correntes, luvas de látex e vários outros também podem ocasionar lesões. Os sintomas e sinais variam conforme a resistência natural de cada pessoa, a potência do fator irritante e o tempo que ficou em contato com o produto.

O níquel é um dos metais mais utilizados em revestimento de bijuterias, brincos, pulseiras, anéis, incluindo zíperes, armações de óculos, grampos de cabelo, fechos de sutiã, fivelas de cinto, moedas e relógios. O níquel está presente até em algumas fórmulas de tintura para cabelo e esmaltes, podendo ocasionar reações alérgicas em pelo menos 20% da população, segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde). Pessoas que lavam roupas manualmente, pintores em contato com tintas e solventes, dentistas, perfumistas, caixas de banco, jornaleiros, fotógrafos e outros, estão sujeitos a contrair dermatites devido ao contato com produtos químicos.

Pode haver até a necessidade de mudança de profissão, em função da gravidade da doença. Cosméticos baseados em derivados hormonais também podem causar reações alérgicas. As tinturas para cabelos contêm produtos químicos que não são naturais no nosso organismo; por dentro da circulação sanguínea estas substâncias podem causar diversos males.

A queda de cabelos não deve ser descuidada, não se trata simplesmente de um mal genético, pode ser sinal de que o organismo está deixando de produzir o que considera menos importante, para fabricar hormônios mais importantes. A saúde pode estar sendo debilitada por fatores ainda não constatados e compreendidos. A análise química dos cabelos pode detectar quais minerais estão faltando (alimentação inadequada) e quais minerais têm em excesso (o quanto nós estamos contaminados).

Tanto o ambiente natural que nos cerca quanto a nossa própria natureza humana merecem respeito e cuidados. Atletas procuram atingir os limites físicos da espécie e, para isso, treinam todos os dias, moldando os músculos, os nervos e os reflexos.

Alguns acreditam que o corpo necessita de ajuda extra e recorrem a substâncias capazes de dar um impulso a mais para vencer uma competição, ato considerado antiético. Material genético pode ser agregado aos atletas para serem mais fortes ou mais resistentes, ajudando a constituir atletas geneticamente modificados. Esse fato é perfeitamente possível e até previsível, uma vez que mutações genéticas naturais já foram constatadas em diversas famílias de atletas.

A resistência é fundamental em muitos esportes e ela depende da capacidade dos músculos receberem uma carga constante de oxigênio do sangue através dos glóbulos vermelhos. Alguns atletas possuem naturalmente essa capacidade e pode ser que alguns concorrentes desejem igualar ou superar tais vantagens de forma artificial, introduzindo no seu organismo um gene para aumentar a produção de oxigênio.

O potencial de músculos também depende dos genes, alterando-os de tal modo que os músculos possam ser hipertrofiados. Um atleta profissional muito bem sucedido pode não ser tão natural quanto parece, pois o dinheiro e a fama, para muitos, são mais importantes do que a mera competição amadorística de outrora.

O homem está inserido numa ordem natural, frequentemente ele a deturpa, provocando a revolta da natureza contra si. Se não nos cuidarmos, poderá ser o fim da natureza humana e a ficção dos X MAN se tornará realidade.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Faury

Engenheiro civil pós graduado em Engenharia Ecológica, e Assessor do meio ambiente do LIONS Internacional Governadoria LC-5

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter