Não deixe o medo te limitar!

Os sentimentos são as formas que encontramos de dar respostas ao que vivenciamos

Postado dia 08/07/2016 às 08:30 por Renata Adriane

medo

Foto: Reprodução/Internet

Todos os sentimentos são válidos e contribuem para nossa manutenção na vida, de forma saudável. Contudo, em muitos momentos, distorcemos emoções, e a manifestação de emoções deixa de ser algo tão autêntico e natural.

O medo, por exemplo, é adequado para nos livrar de situações de perigo eminentes, concretas. Porém, muitos de nós no decorrer da vida vai se  amparando nesse sentimento para justificar situações que não se baseiam em fundamentações definidas.

Sim! É normal que eu tenha medo de um animal feroz, ou que me incomode e fique apreensivo de estar sozinho em algum lugar já identificado com perigoso. Mas ter medo de viver?! Por quê?! O que te faz querer evitar o que ainda está por vir?

O medo, para muitos de nós, tem sido uma forma limitadora de prosseguir a vida. “Tenho tanto receio de ser mal-interpretado, de não ser bem sucedido que nem faço, nem tento!”

A censura começa dentro de cada um que resolve escolher não agir. Isso mesmo: O medo paralisa. E aí, de repente você não vai mais a lugar nenhum.

Emoções e emoções dando volta num mesmo lugar. Sem encontrar caminhos mais oportunos para dar sentido à vida. E a falta desse sentido adoece, entristece, faz de você e parte do mundo a sua volta mais embotado, menos feliz.

Não permita que o medo possa te dominar! Viva cada emoção que surja na sua vida de forma intensa e adequada. Dê nomes a tudo que aconteça com você. Dessa forma fica mais fácil de entender o que está acontecendo e faz parte do curso adequado das circunstâncias, e o que está exagerado e precisa ser revisto.

A vida nos oferece a todo momento oportunidades inesperadas. Não se sabote! Experimente o inesperado com a confiança de que está tomado atitudes corretas. Dê um curso adequado às suas emoções. Quem respeita o que sente consegue ter uma organização mental muito mais eficiente. E quando estamos centrados, de corpo e mente muita coisa boa se realiza!

Mude a sua forma de perceber e experimentar o mundo e entenda que a vida, sem limitadores desnecessários, é libertadora!

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renata Adriane

Renata Adriane é Psicóloga, Consultora e Palestrante. Especialista em Comportamento Humano e Gestão de Conflitos.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter