Nanquim, no universo de David Elshout

Nanquim, derivado do carvão e dissolvido em água. Ferramenta muito usada na escrita, no desenho e na pintura.

Postado dia 04/02/2016 às 00:00 por Jéssica Lima

nanquim

Criado na China, o nanquim ganhou fama a partir dos trabalhos feitos por vários artistas, principalmente nas áreas de artes plásticas.

O trabalho de David Elshout é caracterizado por seu estilo de desenho solto, fotografia, misturando êxtase e elementos cômicos. Optou por continuar com os aspectos mais gráficos, focando nas tintas nanquim e acrílica. Visualmente explora os papéis tradicionais de gênero e sabe apresentá-los de uma forma crua e convincente.

Na década passada David desenvolveu quatro estilos variados para desenhar e pintar. Viajou pela Europa, Vietnã, Indonésia, Japão, Índia e Brasil, onde adquiriu grande conhecimento e variadas técnicas com mais estética, sensibilidade e valores culturais. As atividades foram fluindo, desenvolvimento de projetos com pinturas utilizando tinta nanquim e arte para impressões.

Em 2015 fez uma expedição pelo Xingu a convite da tribo Yawalapiti, onde realizou um trabalho em Nanquim registrando o Kuarup, tradicional ritual de homenagem aos mortos ilustres celebrado pelos povos indígenas da região do Alto Xingu. Já em 2016 continuou com suas exposições e oficinas, iniciando seu novo projeto O UNIVERSO DE DAVID ELSHOUT, inaugurando a Galera Pomelo na cidade de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros.

Confira também a galeria:

www.davidelshout.nl / www.daabs.nl

Fotos da oficina de Nanquim na Galeria Pomelo

 

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jéssica Lima

Jéssica Lima, produtora cultural, atualmente gerencia eventos, palestras e oficinas na fazenda Vila Paraíso

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter