Mulheres compartilhando tecnologia ao seu redor.

Dia 8 De março é celebrado o dia internacional da mulher, mas sabemos que todos os dias são das mulheres.

Postado dia 08/03/2016 às 00:00 por Mariana Gomes

mulheres

Foto: Divulgação/Internet

Dia 8 De março é celebrado o dia internacional da mulher, mas sabemos que todos os dias são das mulheres. Até os dias de hoje as mulheres com muita luta e esforços estão conquistando seu espaço, passando por muitas provações e desafios.

A mulher hoje é chefe de família, dirige ônibus, opera maquinário grande, assume cargos de poder na política ou na gestão de grandes  empresas. A mulher está ganhando espaço na área da tecnologia em diversos seguimentos, desenvolvimento, analista de sistemas, desenvolvimento mobile, gerente de projetos, gerente de TI ou áreas de pesquisas e inovação. Porém não são números grandes vejamos:

Em 2010, 63% de todos os títulos acadêmicos de nível superior concedidos no Brasil foram recebidos por mulheres. Fonte: Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico. 

Apenas 20% trabalhavam com TI no Brasil eram mulheres. 15% das mulheres finalizavam cursos relacionados a carreira na área de TI. 79% abandoavam o curso no primeiro ano. Fonte: PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009).

Existem grandes mulheres que contribuíram com a evolução da computação como Ada Augusta Byron King a primeira programadora e temos também a Grace Hopper Analista de sistemas da Marinha que ajudou na criação da linguagem Cobol.

O mercado tecnológico evolui com uma velocidade surpreendente, com aparecimento de novas técnicas, linguagens, hardwares, Softwares, gera um espaço para que todas as mulheres possam ingressar na área. Para isso existem comunidades que podem ajudar e guiar e fornecer as informações e conhecimentos necessários para alcançar os seus objetivos. Tais como:

MariaLab – http://marialab.com.br/

Rails Girls- http://railsgirls.com/

Mulheres na tecnologia- http://mulheresnatecnologia.org/

Mulheres na computação- http://mulheresnacomputacao.com/

Django Girls https://djangogirls.org/

Pyladies-  http://www.pyladies.com/

LadyTalks-  http://ladytalks.technology/

Php Wonen-  https://phpwomen.org/

Essas são algumas de muitas outras comunidades que existem, todas podem participar dos eventos e palestras, é só ficar ligado nas datas e horários que disponibilizam.

Todas as mulheres juntas tem um grande poder, compartilhar seus ideias, interesses e conhecimentos, podem mudar a histórias de muitas delas, merecendo atenção, respeito, voz ativa e a valorização das suas ideias.

Parabéns para todas as mulheres!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Mariana Gomes

Mariana Gomes é programadora e atua na área de tecnologia e informática

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter