Morte de ministro Zavascki foi acidente?

Com a morte do ministro, a Operação Lava Jato está comprometida.

Postado dia 20/01/2017 às 09:00 por Sociedade Pública

Teori

Foto: Reprodução

Foi confirmada ontem por volta das 18 horas a morte do Ministro Teori Zavascki, de 68 anos, relator da Operação Lava Jato, que viajava de São Paulo para o Sul do Rio de Janeiro. A queda do avião ocorreu na cidade de Paraty e os corpos dos quatro passageiros e os destroços da aeronave caíram no mar. A morte do ministro foi confirmada pelo seu filho Francisco Zavascki, em uma rede social.

Mesmo com o recesso judiciário, o Ministro Teori Zavascki já havia afirmado que a equipe dele não pararia neste período para adiantar a verificação da regularidade das colaborações e, assim, poder homologá-las o quanto antes. Teori, estava analisando as delações da Odebrecht no STJ e tinha pressa para dar continuidade ao processo.

A morte do ministro é grave e compromete a continuidade das investigações da Operação Lava Jato. Esse momento exige extrema atenção, pois não se sabe ainda quem será o novo relator do processo. E dependendo de quem for, todo o trabalho embasado e concreto realizado em anos de investigação pode ser perdido

Já especula-se na Internet sobre a possibilidade de que a morte de Teori não foi acidente, e que existem diversos políticos e empresários que se beneficiariam com o fim da Lava Jato, entre essas pessoas estão o ex-presidente Lula e o atual presidente Michel Temer.

No ano passado a Lava Jato veio colocando abaixo a credibilidade de empresários e políticos, efetuando prisões e cassando mandatos, revelando esquemas de fraudes envolvendo bilhões de reais e ameaçando a permanência de muitos corruptos no poder público.

Motivos para que a Lava Jato fosse interrompida não faltavam, recentemente, uma proposta com as 10 medidas para acabar com a corrupção, foi vergonhosamente alterada de madrugada para a preservação de políticos investigados.

A verdade é que a Lava Jato veio destruindo a impunidade e desmoralizando os corruptos. Nunca políticos e empresários tiveram tanto medo da lei como atualmente.

Teori Zavascki estava incomodando muitas pessoas poderosas. Sua morte seria a oportunidade para que os corruptos finalmente conseguissem eliminar o que sobrou de bom senso no judiciário brasileiro.

É possível que o ministro tenha sido assassinado?

Vamos aguardar mais detalhes dessa história.

 

Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter