Mogi das Cruzes – Terra de aventuras

A cidade de Mogi das Cruzes é palco de diversas atividades ao ar livre. Conheça aqui ótimas opções para praticar seu esporte favorito!

Postado dia 18/03/2016 às 00:00 por Renato Castrezana

Standup4

Mogi das Cruzes, com toda a sua diversidade natural, atrai os amantes da vida ao ar livre, aventureiros que procuram por um novo destino, um território apropriado para a prática de diversos esportes, divididos nos 721 km² de extensão da cidade, que conta com cerca de 70% desse total preservado e protegido, em plena Mata Atlântica.

Quem gosta de se sentir nas nuvens encontra no Pico do Urubu a estrutura necessária para voar de paraglider ou asa delta (voo livre). Aqueles que preferem o chão firme podem curtir de mountain bike, moto, quadriciclo ou jipe nas diversas trilhas, inclusive uma que liga Mogi das Cruzes até Paranapiacaba.

A Pedra Grande, no distrito de Quatinga, as de Sabaúna e Taiaçupeba e a pedra do Lagarto no Itapety são opções para quem pratica a escalada outdoor e o rapel. Mogi das Cruzes possui ainda três represas, todas com boa qualidade de água e condições para a prática de diversos esportes náuticos, como a canoagem, vela, wakeboard, kitesurf, e windsurf. No Rio Itatinga, considerado de águas mais claras do Estado de São Paulo, os praticantes de remo e rafting encontram um local ideal.

Voo livre

No Pico do Urubu, com seus 1.160 metros de altitude, o voo livre vem colorindo os céus de Mogi das Cruzes há quase 30 anos. O esporte cresceu, ganhou notoriedade e popularidade. O voo duplo instrucional pode ser praticado com o Mogi Clube de Voo Livre, contato pelos telefones Vivo (11) 96847-1847 / Tim (11) 98336-1996 ou pelo site www.picodourubu.com.br

Esportes aquáticos

No último mês, o Parque Centenário passou a contar todos os dias com atividades de Stand Up para seus frequentadores. Trata-se de um esporte aquático, variante do surf, onde o praticante fica em pé numa prancha e utiliza um remo para se mover. Pode ser praticado por mulheres, homens e crianças no lago principal do parque, com total segurança. Os esportistas utilizam coletes salva-vidas e podem desfrutar da modalidade, rodeados pela natureza. Funciona diariamente das 7 às 18 horas e fica na Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/nº – César de Souza. Mais informações sobre as aulas de Stand Up pelo telefone 4726-3214.

No Parque das Neblinas, localizado no distrito de Taiaçupeba, é possível fazer rafting nível 3 em ducks infláveis, percorrendo quase sete km de rio. Essas atividades podem ser agendadas por meio dos telefones 4724-0555 e 4724-0556. Mais informações pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

Trilhas e escaladas

Opções para quem prefere trilhas e escaladas não faltam na cidade. São diversas trilhas para curtir de moto, quadriciclo ou jipe. Os amantes da bike podem levar a bicicleta por toda a cidade. Existem muitos grupos de ciclismo que já ocupam nossas estradas, principalmente aos finais de semana. O grupo Família de Ciclistas é o que concentra o maior número de participantes e qualquer pessoa pode pedalar, basta consultar o calendário de passeios no site www.facebook.com/familiadeciclistas.

Os praticantes de rapel e escalada outdoor também têm na cidade vários espaços, como a Pedra Grande, no distrito de Quatinga, as pedreiras de Sabaúna e Taiaçupeba e a pedra do Lagarto no Itapety. A Nef Aventuras Radicais atende turistas que praticam estas modalidades, como trilhas e rapel. O contato pode ser feito pelos telefones: 011 99638-1511 Vivo / 011 94227-3660 claro / 011 97242-7741 vivo.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Castrezana

Publicitário e professor de marketing, chefe de divisão de marketing e projetos turísticos na Prefeitura de Mogi das Cruzes

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter