Mitos e verdades sobre hipnose

Cercada por mitos, a hipnose na verdade é uma ferramenta poderosíssima de comunicação. Entenda como ela funciona

Postado dia 18/04/2017 às 11:56 por Viviane Martins

 

hipnose

Foto: Reprodução

Em minhas sessões de coaching, ainda encontro muitas pessoas com medo ou com algum pé atrás sobre a hipnose. Isso acontece mais frequentemente dentro de organizações. Geralmente, essas resistências ocorrem por conta de alguns preconceitos sobre a ferramenta. Listei os seis mitos mais comuns, para ajudar a desfazer algumas lendas em torno do assunto:

  1. Hipnose não existe de verdade, é truque

 Ela não só existe, como é um estado natural. Todos nós experimentamos um certo nível de transe durante o dia. Isso costuma acontecer quando estamos fazendo alguma tarefa automática, como dirigir, por exemplo. Isso também acontece quando estamos tão absorvidos assistindo a um programa de TV que esquecemos do mundo à nossa volta.

  1. Eu vou ser levado a fazer coisas que eu não quero e a revelar meus segredos

A hipnose depende bastante do cliente aceitar as sugestões do hipnólogo. Se a ordem for para fazer algo que vai contra os seus valores e princípios, o cliente não irá obedecer. Ele não está totalmente à mercê do hipnólogo. A mente inconsciente trabalha a favor do bem-estar do indivíduo.

  1. É igual a dormir

 Apesar de popularmente escutarmos a ordem para dormir como uma indução hipnótica, na verdade, não dormimos. A hipnose está mais próxima do estado de vigília do que de sono. É estar ao mesmo tempo acordado e em contato direto com o nosso inconsciente.

  1. Posso ficar preso no transe

 Impossível! O corpo sai naturalmente do transe quando o hipnólogo dá o comando ou naturalmente após algum tempo, assim como você não fica preso em frente à TV quando o programa acaba.

  1. Eu não sou hipnotizável

Se você não quiser, você dificilmente será hipnotizado. Entretanto, se você estiver disposto a entrar em transe, você será sim hipnotizado.

  1. A hipnose é prejudicial à saúde

O estado de transe em si é relaxante e saudável, não apresenta nenhum tipo de risco à saúde.

A hipnose na verdade é uma ferramenta poderosíssima de comunicação. Ela não só é usada por grandes terapeutas no mundo todo, como também por diversos líderes e empresas de sucesso. No mundo corporativo, ela ajuda a lidar com o estresse, a processar e a controlar as emoções, a melhorar a comunicação e a desenvolver várias competências, como a habilidade de falar em público e de potencializar resultados. É mais um recurso que pode melhorar e muito a vida das pessoas, mas só se elas se permitirem experimentar!

 

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Viviane Martins

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter