Manutenção preventiva: aprenda a fazer!

Como o próprio nome já diz, "preventiva" significa uma ação que tomamos antes que aconteça algo

Postado dia 25/02/2016 às 08:30 por Ivan Santos

manutenção

Foto: Divulgação/Internet

Muitas pessoas já se acostumaram com o perfeito funcionamento de seu equipamento de estudo ou trabalho, e só param para verificar quando o notebook passa a aquecer, seu computador começa a travar ou mostrar aquelas famosas telas de cor azul. Entenda que qualquer aparelho eletrônico está propício a apresentar algum problema cedo ou tarde.

No entanto podemos fazer com que isso demore em sua vida útil, fazendo a boa e pouca usada manutenção preventiva.

Assim como nosso corpo é uma máquina e necessitamos de cuidados, seu aparelho também precisa. Vou citar alguns exemplos:

Para você que usa notebook, lembre-se que ele não um pet de estimação para viver no seu colo ou em sua cama. Muitas pessoas tem esse hábito de uso. O ar quente que é gerado dentro do aparelho foi feito para sair, usando no colo ou cama, ou mesmo almofada o ar quente ao invés de sair vai aquecer mais ainda do que o permitido.

Para limpar seu notebook, use um pano macio que não solte fiapos, cotonete, pincel fino de cerdas macias, se possível compre um mini aspirador que você encontra em sites de compras e lojas especializadas. Da mesma forma você pode fazer com seu computador DESKTOP.

Evite deixar a CPU no chão ou compre um suporte de rodinhas.

Muitas pessoas nos perguntam como limpar o seu monitor de LCD ou LED, se você identificar apenas poeira sobre a tela, utilize apenas um pano seco para retirar o pó, nesses casos, o pano já é suficiente, apenas tome cuidado para não fazer muita pressão sobre a tela. Caso encontre manchas ou marcas de dedos que não saíram com facilidade com o pano, molhe o pano torça bem e passe por cima até sair. Um pequeno detalhe que faz toda diferença nessa limpeza é: O Monitor precisa estar desligado por completo da tomada ou estabilizador.

Procure limpar e higienizar seus equipamentos pelo menos uma vez por semana ou por quinzena.

Além da prevenção passada acima existe também a prevenção lógica, onde envolve seu sistema operacional e aplicativos, mas deixaremos isso para o próximo post.

Lição de hoje, quem cuida do que tem, sempre tem.

Até a próxima pessoal

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Ivan Santos

Especialista em hardware e redes, atuante na informatica desde 2001. Atualmente trabalha em uma empresa multinacional chamada CGI Group

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter