Mais dicas para a limpeza de pele

Agora que você já sabe os cuidados e frequência da limpeza de pele, veja como deve ser a sequência adequada para uma limpeza de pele

Postado dia 12/01/2016 às 00:00 por Pamela Arantes

skin

Dando continuidade aos textos anteriores, quando falamos da limpeza de pele e seus processos, agora explico melhor qual a sequência deve ser adotada para um ótimo aproveitamento do tratamento:

– Higienização superficial: pode ser realizada com auxilio de sabonete, emulsão ou gel de limpeza, para remoção das sujidades superficiais como poluição, suor e maquiagem.

– Esfoliação: através de peelings (esfoliantes), de acordo com o tipo de pele e estado da mesma.

– Tonificação: uso de loções tônicas específicas para cada tipo de pele, para reequilíbrio do PH.

Emoliência

– Emoliência: com auxilio de loção emoliente, ou cremes específicos e uso de vapor ou máscara térmica por aproximadamente 15 minutos, ou de acordo com a indicação do fabricante.

– Extração: com auxilio da lupa, uso de luvas, agulha descartável (caso necessário) e algodões embebidos em loção antisséptica nos dedos que serão utilizados para extração. Não ultrapassar 30 minutos (por isso, dependendo do tipo de pele e estado em que se encontra, não é possível retirar todos os cravos ou lesões de uma só vez).

– Tonificação: uso de loções tônicas específicas para cada biótipo e estado cutâneo, para reequilíbrio do PH da pele, evitando assim o ressecamento da mesma, além de remover sujidades superficiais que tenham restado após a extração.

– Alta Frequência: equipamento com finalidade bactericida, fungicida, cicatrizante, utilizado por aproximadamente cinco minutos.

– Relaxamento: aplicação de produtos calmantes, hidratantes e antioxidantes com manobras leves, com o objetivo de diminuir a congestão local.

Máscara

– Máscara: Aplicação de máscaras em gel, creme ou pó, com o objetivo de obter efeitos calmantes, descongestivos, oclusivos e hidratantes por aproximadamente 15 minutos ou de acordo com a orientação do fabricante.

– Finalização: Aplicação de Finalizador com Fator de Proteção Solar (FPS) em gel, emulsão ou loção, de acordo com o biótipo cutâneo. Podem ser aplicadas loções secativas especificas em determinadas regiões para peles oleosas e acneicas por exemplo.

Após a limpeza de Pele é preciso tomar alguns cuidados como:

– Utilizar FPS diariamente

– Higienizar a pele com produtos adequados indicados pelo esteticista / dermatologista

– Não se expor ao sol por pelo menos sete dias

– Não depilar a região com ceras e cremes depilatórios por pelo menos dois dias

– Qualquer duvida, ou alteração na pele consultar seu esteticista

Quando feita de maneira adequada, respeitando a resposta fisiológica de cada cliente a limpeza de pele não deixará marcas, lesões e traumas!

Procure sempre um esteticista qualificado! Não utilize cosméticos sem orientação adequada! E lembre-se, nunca “cutuque” cravos e espinhas! Isso pode provocar inflamação, infecção e possíveis manchas e lesões na sua pele!

Um abraço!

 

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Pamela Arantes

Fisioterapeuta e Esteticista coordenadora do Curso de Estética da Universidade Braz Cubas.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter