A linguagem dos olhos

Em PNL nós costumamos dizer que mais importante do que as palavras são as coisas que a pessoa faz com o corpo

Postado dia 28/06/2016 às 08:30 por João Anatalino

 

pnl

Foto: Reprodução/Internet

Um ladrão estava fugindo dos policiais que o perseguiam. Correu para uma floresta procurando um lugar para se esconder. Ao encontrar um lenhador, pediu a ele que o escondesse em sua cabana. O lenhador concordou. Quando os policiais perguntaram ao lenhador se ele vira passar um sujeito assim e assado, ele disse que não, mas apontou para sua cabana com um movimento de olhos. Os policiais entenderam e se prepararam para invadi-la. Mas, antes que os policiais invadissem a cabana, o ladrão fugiu e se escondeu na floresta. Os policiais não conseguiram encontrá-lo. Depois que a polícia desistiu de caçá-lo, ele voltou à cabana do lenhador e deu-lhe a maior surra.

” Por que me bate?”, queixou-se o lenhador.” Eu não o escondi em minha cabana? Que mal agradecido você é.”

” Eu ouvi o que você disse” respondeu o ladrão. “Mas também vi o que você fez”.
***
Em PNL nós costumamos dizer que mais importante que as palavras são as coisas que a pessoa faz com o corpo. Comportamentos são mais importantes que palavras. Especialmente aqueles que as pessoas fazem com os olhos. Para quem sabe observar, olhos falam mais que a boca. Observe os olhos das pessoas que estão falando com você. Aprenda a identificar para que lado eles vão quando a pessoa fala. Você poderá ter algumas surpresas interessantes. Veja no diagrama abaixo como interpretar os movimentos oculares das pessoas.

VC- Visual construído. Olhos para cima e para a esquerda – a pessoa está construindo imagens visuais.

VR- Visual recordado. Olhos para cima e para a direita. A pessoa está lembrando coisas que viu.

AC- Auditivo construído. Olhos para esquerda, em direção ao ouvido esquerdo. A pessoa está construindo sons.

AR- Auditivo recordado. Olhos para a direita, em direção ao ouvido direito. A pessoa está lembrando sons que já ouviu.

C- Cinestésico. Olhos para baixo e para a esquerda. A pessoa está recordando coisas que  sentiu.

A- Auditivo digital. Olhos para baixo e para a direita. A pessoa está construindo diálogos internos, ou seja, “falando” consigo mesma.

Esses movimentos são inconscientes e representam uma tendência observada em pessoas destras. Pessoas canhotas poderão apresentar pistas em sentido inverso. É claro que se uma pessoa souber que está sendo observada, ela poderá tentar “controlar” esses movimentos. Mas tenha certeza de uma coisa. Isso será muito difícil e ela se trairá na maior parte do tempo. Tente fazer esse exercício. Você aprenderá coisas muito interessantes com isso. Principalmente que observar é mais importante que falar e apenas ouvir.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

João Anatalino

João Anatalino Rodrigues é bacharel em Direito e Economia e Mestre em Direito Tributário e escritor com 10 publicações autorais.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter