Liberdade de expressão

Expressar-se é importante para as mulheres, que aprendem desde cedo a ficarem caladas e não reclamarem seus direitos

Postado dia 08/03/2017 às 09:30 por Luanda Nogueira

liberdade

Foto: Divulgação – A cantora Madonna é um dos maiores símbolos do poder feminino na cultura pop

Quanto mais a mulher se auto conhece, maisela se apropria e se permite a expressar o que sente, o que quer dos seus relacionamentos, da sua vida profissional e em todas as outras dimensões de sua vida.

São muitas as mulheres que ainda tem dificuldade de se expressar no sentido do que elas querem e desejam, se comportam caladas, como se não tivessem direito algum.

Algumas mulheres desconhecem as lutas de muitas desbravadoras que ao longo do tempo batalharam para termos direitos a estudar, direito a saúde, direito a votar e esse foi um marco valioso na vida das mulheres, direito a trabalhar, e a expressar rompendo silêncios em relação a estupros e às violências conjugais.

No âmbito da sexualidade feminina conquistamos direitos impensáveis até décadas atrás, como direito a contracepção, autonomia do nosso corpo, ao prazer, ao orgasmo, a expressão de nossa sexualidade.

Temos ainda muito a conquistar, no entanto penso que a maior conquista é a nossa liberdade de expressão e seja ela qual for, que seja sempre de dentro para a fora, para não adoecer nossos corpos.

liberdade

Foto: Reprodução

O amor próprio faz laços com essa liberdade de expressão, pois só quando estamos confiantes, quando de fato nos apreciamos, temos consciência de que se não expressarmos pelo caminho do amor, sem dúvidas será pela via da dor, e essa dor que atravessa nosso corpo nos marca com doenças, dores e sofrimento.

Portanto acredito que vale a pena tentarmos trilhar o caminho do amor, dar espaço a sua  sexualidade que  representa toda forma de expressão de afeto, carinho, de como lidamos com o outros, como gostamos de tocar e ser tocados.

Expressar é importante não só para nós mulheres que de um jeito ou de outro aprendemos desde cedo a ficarmos calada e não reclamar, expressar os sentimentos é válido para todos nós seres humanos, pois se comunicar é necessário, não estamos sozinhos.

Pra você e todas as mulheres fica meu carinho e minha mensagem de que  nossa maior conquista é poder falar o que sentimos, o que eu queremos e não queremos, o que eu permitimos e não permitimos, é dizer sim quando é sim, é dizer não quando é não.

Se expresse e se respeite!! Feliz Dia da Mulher!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Luanda Nogueira

Psicóloga com Enfoque em Sexualidade Humana, Educação e Saúde Sexual.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter