Já ouviu falar em Fava Cumaru?

Uma mistura de baunilha amadeirada com amêndoas, só provando para descrever essa delícia Amazônica!

Postado dia 02/02/2016 às 00:00 por Melina Rosa

fava

Foto: Divulgação?Internet

Não? Eu também demorei bastante para conhecer esta preciosidade. Fava Cumaru ou Fava Tonka é uma sementinha muito comum na região Amazônica, muito aromática e conhecida como baunilha brasileira.

Ela é bastante utilizada na indústria de cosméticos para produzir essências, enquanto sua utilização na gastronomia ainda é muito tímida. A semente de cumaru, assim como a canela ou a noz moscada, é tóxica ao organismo se utilizada em grandes quantidades. Mas usando moderadamente não faz mal à saúde e agrega um sabor simplesmente irresistível! É quase impossível descrever para vocês, em palavras, como é o sabor único desta maravilha. É uma mistura de baunilha amadeirada com amêndoas. Mas só provando para entender! A primeira vez que eu cheirei essa sementinha, quase enlouqueci e não via a hora de levá-la para panela.

Não é uma semente muito fácil de ser encontrada no sul e no sudeste, mas você pode encontrá-la em lojas especializadas em temperos e também pela internet.

A melhor forma de se utilizar a fava cumaru é em forma de extrato. E é muito fácil de fazer!

Pegue uma garrafinha com tampa, bem limpa e encha com 200 ml de vodka. A vodka é uma bebida forte, mas não tem sabor, então é ideal para este tipo de preparação. Coloque seis favas cumarus cortadas ao meio na vertical nesta garrafa, tampe e deixe num local escuro, como dentro de um armário, por duas semanas. Dê uma mexidinha na garrafa a cada três ou quatro dias.

Depois de duas semanas você terá o mais puro extrato de cumaru e poderá usar em qualquer receita que vá essência ou extrato de baunilha. É só substituir na mesma quantidade.

Uma das minhas receitas é a de creme de cumaru. A cremosidade e o sabor deste creme são sensacionais!

Vamos aprender:

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 1 lata de creme de leite sem soro

– 20 ml de extrato de cumaru

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até que fique numa consistência cremosa, tipo um mingau grossinho.

Deixe esfriar e utilize como você quiser. Você pode rechear bolos, tortas, fazer pavê, comer com frutas como morango ou até comer com uma colher direto da panela, por que não?

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Melina Rosa

Bacharel em Ciências Atuariais por profissão e Cozinheira por paixão. Formou-se em Gastromonia pela FMU de SP.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter