A internet virou espelho!

Intolerância por opiniões políticas, religiosas, esportes, entre outras estão gerando cada vez mais conflitos, inimizades e violência física e verbal desnecessária na internet

Postado dia 28/06/2016 às 08:00 por Caio Bezerra

internet

Foto: Reprodução/Internet

Queridos leitores, estamos chegando em um período onde a intolerância de várias formas e gêneros, tem tomado proporções gigantescas. Intolerância por opiniões políticas, religiosas, esportes entre outras, estão gerando cada vez mais conflitos, inimizades e violência física e verbal desnecessária na internet.

Nas comunidades virtuais, isso não é diferente, muitas pessoas abandonaram a vontade de pensar por si só, ou então querer dialogar um ponto de vista nos fóruns. É cada vez mais comum você entrar em um ambiente online referente a uma série, filme, jogo (por exemplo) e nos comentários ver inúmeras frases de pessoas xingando ou sendo agressivas com outras por divergências de opiniões.

Vou dar um exemplo, vamos pegar o filme Batman Vs Superman (de novo), que dividiu opiniões entre o público e crítica. O filme foi amplamente criticado por falhas no roteiro entre outras coisas, mas muitas pessoas assistiram e gostaram, e o resultado de tudo foi xingamentos e brigas de ambos os lados na internet. As pessoas perderam a capacidade de dialogar e expor seus pontos de vista, elas querem ver só o seu pensamento, a sua forma de pensar reproduzida na tela, não existe mais o diálogo, não pode existir mais diferença. E isso, meu amigo, está MUITO errado.

Isso é um desvio comportamental muito grande, se uma pessoa não gostou do filme X por tais motivos (exemplo), mas você gostou, basta dialogar, exponha os seus motivos, os seus pontos de vista, mas seja gentil nos comentários, não agrida verbalmente, não seja ignorante. O mundo é grande, as pessoas pensam diferente de você. É sábio aquele que sabe analisar pontos de vista diferentes e segundas opiniões; nem sempre as pessoas concordam com tudo ou pensam igual à você.

A internet de hoje virou um verdadeiro campo de batalha, perdeu-se a capacidade do diálogo aberto entre as pessoas. Muitos entram em sites e comunidades só para xingar, as pessoas estão ficando alienadas e, pior ainda, mascaradas. Digo mascaradas, porque no universo virtual falam coisas e absurdos que pessoalmente nunca diriam cara a cara, nunca teriam coragem de dizer. Mas um aviso a todos os navegantes, cuidado com o que você escrever, cuidado com o que você fala, a internet não é blindada, você pode sim responder criminalmente ou até ser processado judicialmente em caso de caluniar uma pessoa. Saiba dialogar, saiba expor seus pontos de vista sem ser agressivo e, mais importante, saiba do que está falando.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Caio Bezerra

Jornalista graduado pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Atua há sete anos na área de imprensa, tendo trabalhado em diversos segmentos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter