A Internet das coisas

Quando se escuta falar de “internet das coisas” parece algo bem novo, mas não se deixe enganar, ela é usada a muito tempo...

Postado dia 07/02/2017 às 08:00 por Caio Bezerra

internet

Foto: Reprodução

O bacana da tecnologia é assistir sua constante evolução, TVs ficando cada vez maiores e mais finas, com qualidade de imagem que por vezes fazem duvidar da realidade. Celulares hoje que são verdadeiros computadores de última geração, cada vez mais com inovações que nos fazem novamente, duvidar da realidade.

A internet das coisas chegou timidamente, sem muita ambição, mas cada vez mais presente, em lâmpadas que mudam de cor, eletrodomésticos que enviam o consumo para seu aplicativo no celular, utilitários e gadgets muitas vezes mais divertidos que úteis.

Quando se escuta falar de internet das coisas, parece algo bem novo, mas não se deixe enganar, ela é usada a muito tempo em empresas e algumas até em sua casa.

Na agricultura, a internet das coisas está presente nos sensores, temperatura do ar, velocidade do vento, tudo isso enviado e controlado remotamente por alguém ou um equipe.

Em Barcelona existem parquímetros que oferecem wifi pela cidade toda, fornecendo para quem mora próximo dados sobre vagas disponíveis e atualizações, e apesar de parecer algo inovador para nós, é algo corriqueiro em países que lidam com a internet como um meio, não como um produto.

Ainda temos dificuldade de aplicabilidade em terras tupiniquins pelo simples fato de nossa rede não conseguir comportar tal volume de dados, sofremos constantemente com quedas, bloqueios, mesmo pagando uma das mais caras taxas do mundo.

Ainda assim, com todas as dificuldades, a internet das coisas não interrompe sua entrada revolucionaria em nossas vidas.

Sua TV Smart é a prova viva que nem se deu conta que, a internet das coisas estava aí… Ainda bem que não era uma cobra né?

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Caio Bezerra

Jornalista graduado pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Atua há sete anos na área de imprensa, tendo trabalhado em diversos segmentos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter