A importância do abraço

Dado de coração, ele quebra muitas barreiras e silêncios, desarma muitas vezes a rigidez do outro. Dê um abraço, deixe-se abraçar!

Postado dia 23/06/2017 às 09:00 por Luanda Nogueira

Foto: Reprodução

Às vezes fico pensando o quanto representa um abraço apertado pra cada um de nós. No abraço muitas vezes pode estar todo um antídoto para nossas tristezas, nossas dores, nossas fraquezas.

E será que todo mundo gosta? Creio que não. Partindo da singularidade de cada um, temos direito em gostar ou não de abraço.

Tem muitas pessoas que até querem ou precisam de um bom forte abraço, mas têm vergonha de pedir ou até de admitir. Culpa dela? Culpa de quem? Penso que a culpa é de ninguém, pois damos somente o que temos e muitas vezes aprendemos e somos educados a não expressar nossos afetos, a não tocar e nem se deixar ser tocada(o) por questões de cultura, valores, contexto, educação entre tantas outras.

Mas vale dizer que o abraço dado de coração quebra muitas barreiras, silêncios, desarma muitas vezes a rigidez do outro – e, por que não dizer, até nossa própria rigidez.

Quantas e quantas pessoas têm medo de ser abraçadas(os), porque no abraço sincero acabamos por deixar vir à tona tantos sentimentos, lágrimas e alegrias que muitas vezes não queremos mexer ou nem sequer que esses sentimentos sejam descobertos…

Mas uma dica… e eu sou suspeita pois adoro um bom e forte abraço… Se permita a aproximação, se permita mesmo que sutilmente dar um leve abraço em alguém que você goste, naquele que acabou de conhecer, em sua família, amigos e muitos que buscam no seu abraço a melhor acolhida.

Não tenho dúvidas que não só fará um bem enorme para pessoa que é abraçada, como para você que vai permitir esse abraço. Deixe os sentimentos transbordarem, dê uma via de expressão para o afeto, se permita ao amor com você e com o outro.

O abraço não é caro e é para ser gratuito e de coração. Se não pode abraçar, abrace com os olhos, com a boca, com as palavras, com a alma. Abrace com amor. Abrace com o que você tem!

A oportunidade que temos é agora, de demonstrar qualquer afeto seja pra quem for, pois todos nós corremos o risco de não termos mais as mesmas oportunidades amanhã, e porque não dizer se teremos daqui alguns minutos?!

Portanto abrace já… agora! Garanto que já pensou em alguém não é?

Não perca mais nenhum minuto… abrace e se deixe abraçar!

Com todo carinho para você que está lendo, sinta-se abraçado(a) bem forte!!!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Luanda Nogueira

Psicóloga com Enfoque em Sexualidade Humana, Educação e Saúde Sexual.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter