Governança em pauta: evolução dos segmentos especiais

BM&FBOVESPA divulga resultados da primeira fase de discussão sobre governança corporativa

Postado dia 17/06/2016 às 09:00 por Maiara Madureira

BM&FBOVESPA

Foto: Reproducão/INternet

A BM&FBOVESPA havia iniciado, em 15 de março deste ano, o processo de evolução dos segmentos especiais. Em primeiro de junho, a BM&FBOVESPA deu um novo passo e divulgou, em seu website, os resultados parciais da primeira fase do processo, a Consulta Pública.

A Consulta Pública envolveu um questionário sobre práticas de governança em geral, com questões objetivas e abertas, a realização de dois workshops técnicos, reuniões com entidades de mercado e investidores e com companhias. Todos os elementos coletados nessa fase serão utilizados para a elaboração da proposta de novo regulamento, que será discutida na segunda fase do processo, a Audiência Pública.

Algumas questões chamam atenção!

A primeira delas é o número de respondentes – foram 143 respostas no total, sendo 41 de companhias e 50 de investidores. Ou seja, um grande número de players entende a importância do processo de discussão das novas regras.

Outro ponto, que dá força para a reforma, é o número de respostas afirmativas à questão sobre a urgência da atualização dos segmentos especiais para o alinhamento com as melhores práticas de governança corporativa internacionais. Foram 91 respostas, mais de 60%.

O questionário passa por diversos temas de governança corporativa – vale a pena a análise do documento disponibilizado, com os resultados questão a questão – e mostra que há muito a avançar. Aliás, a discussão sobre o Código Único de Governança Corporativa, que também já mencionei por aqui, mostra que o Brasil está ficando muito atrás de outros países.

A próxima fase de discussão deve começar logo. Agora é esperar pra ver o que vem de novidade por aí.

Observação: o conteúdo dos artigos da autora são de sua exclusiva responsabilidade. As opiniões expressadas não refletem as opiniões da BM&FBOVESPA.
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter