Gilmar Mendes suspendeu posse de Lula

O ministro Gilmar Mendes afirmou que Lula demonstrou clara intenção em fraudar as investigações sobre ele na Lava Jato

Postado dia 18/03/2016 às 23:34 por Wilson ADM

gilmar mendes

Foto: Divulgação/Internet

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (17) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gilmar Mendes afirmou que  Lula demonstrou clara intenção em fraudar as investigações sobre ele nas investigações da Lava Jato, podendo ainda recorrer contra a decisão proferida. O ministro, ainda determinou que Lula continue sendo investigado pelo juiz federal Sérgio Moro, na primeira instância judicial.

“O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República”, afirma o ministro Gilmar Mendes. Sobre a gravação vazada do diálogo de Dilma e Lula sobre o “termo de posse”, o ministro do Supremo disse: “O conteúdo é extremamente grave e sugere o propósito de interferir no funcionamento das instituições.”

Na quinta feira, Lula tomou posse do cargo de ministro da Casa Civil. Houve uma cerimonia onde Dilma Rousseff fez um discurso  repudiando as investigações, a delação premiada, e os grampos telefônicos que foram divulgados na mídia. Logo após o encerramento da cerimonia, aproximadamente uma hora depois, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, ordenou uma liminar provisória que suspendesse a nomeação do ex-presidente, alegando crime de responsabilidade, e que tal ato, iria prejudicar uma séria investigação que estava em andamento.

Lula é investigado na Lava Jato por suposto favorecimento da empreiteira OAS na compra de um tríplex de luxo no condomínio Solaris no Guarujá, e por reformas realizadas em um sítio frequentado por Lula e sua família em Atibaia, realizadas pela Odebrecht.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Wilson ADM

Publicitário e especialista em Marketing, fundador e diretor da revista digital “Sociedade Pública”. Acredito no ser humano e num futuro onde a comunicação verdadeira e clara é uma ferramenta de integração e de entendimento franco e pacífico entre as pessoas. Esse futuro pra mim é agora.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter