FITCH rebaixa nota do Brasil e retira grau de investimento

Piora no cenário econômico às vésperas da virada traz perspectivas ruins para 2016

Postado dia 29/12/2015 às 00:02 por Maiara Madureira

queda

Depois de a Standard &Poor’s rebaixar a nota do Brasil e retirar o grau de investimento, dia 16/12/2015 foi a vez da Fitch. A agência já havia rebaixado a nota do país em outubro ainda deste ano, e já havia alertado quanto à possibilidade de um novo rebaixamento.

A decisão da agência fundou-se nas constantes mudanças da meta de superávit primário (pois é, a teoria do deixar a meta aberta não está funcionando muito bem) e, segundo o relatório da própria agência, na deterioração do cenário doméstico, que “aumenta os desafios para que as autoridades consigam fazer correções que deem apoio à confiança em melhorem as perspectivas de crescimento, de consolidação fiscal e de estabilização da dívida pública”.

Hoje, o Brasil somente tem o grau de investimento pela Moody’s, que também já alertou quanto à possibilidade de um rebaixamento diante da piora da governabilidade e do aumento do risco de uma paralização política.

Tão logo a notícia foi divulgada, a BM&FBOVESPA começou a sofrer as consequências – uma queda de 2,98% do Ibovespa, que chegou a seu menor patamar desde 2009, época da crise do subprime.

Para piorar a situação, os EUA decidiram aumentar as taxas de juros nos Estados Unidos pela primeira vez desde 2006, tornando, assim, o país muito mais atrativo para investimentos – seguro e rentável.

A fuga de capitais decorrente dessa situação logo impactou a cotação do dólar. Na compra, ele teve uma alta de 1,48%, chegando, no limite, R$ 4,0228. O dólar futuro para janeiro também subiu – uma alta de 1,58%, a R$ 3,954.

Quisera eu, neste último post do ano, ter boas notícias, mas nem com a esperança de um ano melhor, que costuma tomar todos nós nessa época, as perspectivas são boas. Nessa virada, vamos abusar das simpatias e esperar que 2016 frustre todas as nossas expectativas e seja um ano bem melhor que 2015.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter