Figa: Por que esse símbolo é utilizado como amuleto da sorte?

Descubra o verdadeiro significado dos símbolos por nós utilizados para trazer sorte

Postado dia 04/04/2016 às 08:30 por Priscila Andrade

Penca-de-Figas-Carlos-Rodeiro-700x357

Essa tradição se originou na Grécia e Roma antiga, por meio do mito oculto ao deus Príapo.

Príapo nasceu de Afrodite e Dionísio. Considerado muito feio, tinha um falo – comumente usado para representar a imagem de um pênis ereto e também o órgão sexual em si – sempre ereto. Por causa disso, foi expulso do monte Olimpo e jogado na Terra, onde passou a viver com os Sátiros (divindades gregas com o aspecto de homens com cauda e orelhas de asno ou cabrito). Dessa forma, passou a ser cultuado como o deus da fertilidade, da colheita e das plantas.

Com o surgimento do mito Príapo, os gregos e romanos antigos passaram a cultuá-lo como protetor dos rebanhos e também um deus que trazia sorte e tirava o mau-olhado. Estátuas dele eram colocadas nas portas das casas para protegê-las e trazer boa sorte. Essas estátuas eram sempre a figura de um homem feio com o falo sempre ereto.

Com o passar dos tempos, gregos e romanos, por serem muito supersticiosos, faziam o sinal de cruzar os dedos ou sobrepor um dedo em cima do outro para afastar o mau-olhado. A representação de um dedo em cima do outro significa uma relação sexual em menção a Príapo. Deixando claro que, para eles, o ato sexual não tinha a conotação que tem nos tempos atuais, isso só vai surgir a partir da entrada do Cristianismo em nossa cultura.

Da mesma forma a figa também tem esse significado. De acordo com o livro Falo no Jardim: Priapéia Grega, Priapéia Romana de João Ângelo de Oliva Neto, a figa é “formada pela mão fechada e a falange do polegar introduzida entre o indicador e médio, representa, na verdade, o ato sexual: os dedos indicador e médio figuram a vulva, e o polegar, o falo que as penetra. O poder apotropaico aqui é constituído pela plenitude das potências vitais, representadas pela união sexual”.

Assim, muito das nossas representações, cultos e tradições vem da Grécia e da Roma antiga e uma dessas tradições que é usada até hoje é a figa, e os dedos cruzados como sinal de sorte.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Andrade

Professora e Educadora Sexual. Pedagoga e Mestre em Educação Sexual,

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter