Festival Akimatsuri 2017 começará dia 1º de abril

A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festa

Postado dia 21/03/2017 às 09:00 por Renato Castrezana

akimatsuri

Foto: Reprodução

Mogianos e turistas que vierem à Mogi das Cruzes poderão conferir a abertura das festividades do Akimatsuri, a partir do dia 1 de abril. O evento, que está em sua 32ª edição, será no mesmo formato do ano passado, realizado em dois finais de semana. Os visitantes poderão conferir as atrações nos dias 1, 2, 8 e 9 de abril, das 10h às 22h aos sábados e 10h às 20h aos domingos.

O Akimatsuri é uma das festas mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, com uma média de público de 80 mil pessoas. É realizada desde 1986, em Mogi das Cruzes, (apenas 50 minutos da Capital) pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, sempre no mês de abril, por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa.

akima2A festa mantém viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais. Como em todos os anos, tem uma grande programação de shows e eventos que, além de entreter, dão a oportunidade para jovens talentos e grupos artísticos divulgarem seu potencial.

O Akimatsuri também é uma importante ferramenta de divulgação da atividade agrícola da região. Há um espaço reservado, chamado de Pavilhão Agrícola, onde agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira bem diferente. Flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos transformam-se em artigos de decoração, destacando-se pela criatividade e originalidade.

A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa Outono e Matsuri corresponde à festa. Nesta época do ano, os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecerem pela colheita e bem-estar das pessoas. Para isso, os nikkeis (imigrantes e descendentes de japoneses) realizam uma cerimônia religiosa com o intuito de mostrar a gratidão e pedir proteção contra doenças e o mau tempo.

akima3

A festa, realizada no Bunkyo de Mogi das Cruzes no Bairro da Porteira Preta, é uma oportunidade para conhecer e saborear a gastronomia japonesa, além de apresentações culturais tradicionais.
Ao todo, a festa contará com mais de 100 estandes, divididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, mini-shoppings e importados, e outros 30 boxes somente na praça de alimentação. Há ainda o palco e demais áreas de convivência.

Além de diversas excursões organizadas em diversas partes do país, este ano, o Expresso Turístico da CPTM também será uma opção para quem vier ao Akimatsuri no dia 8 de abril. Com saída às 8h30 da Estação Luz, em São Paulo, e o retorno previsto para às 18h, os turistas poderão aproveitar diversas atrações ao longo das 6 horas de permanência do trem na cidade. Esta será uma boa oportunidade para quem quiser curtir o evento e ainda fazer uma aconchegante viagem no trem turístico. O passeio é feito a bordo de uma composição formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel.

Mais informações sobre as atrações estão disponíveis no site do Akimatsuri (www.akimatsuri.com.br). Os ingressos podem ser comprados pela internet ou no local. Estudantes, professores e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças de até 7 anos não pagam.

Os bilhetes para o Expresso Turístico podem ser comprados direto na CPTM e não contempla o transporte rodoviário nem os ingressos para o Akimatsuri.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Castrezana

Publicitário e professor de marketing, chefe de divisão de marketing e projetos turísticos na Prefeitura de Mogi das Cruzes

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter