Feiras e exposições são ferramentas a favor do seu negócio

Elas representam uma oportunidade de abertura de mercado a curto prazo e oferecem uma análise da reação do consumidor sobre os produtos e serviços expostos

Postado dia 01/09/2016 às 09:14 por Monica Lemes

feira

Foto: Reprodução/Internet

As feiras e exposições vêm crescendo muito nos últimos anos em toda a região do Alto Tietê. Elas estão se tornado uma forte e oportuna ferramenta de visibilidade e vendas para as empresas estabelecidas no mercado local.

Os empresários devem observar essa oportunidade e, assim, desenvolver um planejamento para viabilizar sua participação em feiras e exposições, de modo a atingir objetivos institucionais e comerciais para suas marcas e empresas.

Participar de feiras e exposições gera visibilidade, uma vez que as marcas participantes ficam expostas a um número muito grande de pessoas. Além disso, é uma oportunidade de abertura de mercado a curto prazo e de análise da reação do consumidor sobre os produtos e serviços expostos.

Cabe ao empresário refletir sobre alguns pontos de extrema relevância na decisão sobre participar ou não de um evento do tipo. Entre essas questões, as mais importantes são: o tema da feira tem perfil e adequação com o produto ou serviço? A feira vai impulsionar a divulgação da marca e tornará os produtos mais conhecidos? Ou o objetivo é aumentar as vendas?

Quando o empresário define claramente seus objetivos e metas, para qualquer plano de ação, e constroi um planejamento com foco, consequentemente a execução e a mensuração de resultados torna-se bem mais positiva. O empresário deve também antecipar-se na divulgação aos clientes. Ou seja, é importante convidar para o evento, em primeira mão, os clientes fidelizados, dando a eles a percepção de que são especiais para a empresa.

Para que a participação em feiras e exposições tenha resultados efetivamente significativos, também é importante desenvolver um plano de mídia que venha a somar as ações e esforços de marketing que a organização do evento já irá implantar. Essa estratégia fará com que a empresa se destaque das demais participantes do evento.

Outra questão de fundamental importância é preparar e treinar a equipe que ficará na linha de frente do atendimento, buscando potencializar a demanda de clientes que passarão pelo estande. Enfim, são muitas as variáveis que devem ser observadas e planejadas para que o investimento traga o resultado esperado.

Caso a sua empresa não tenha ainda oportunidades de participar de feiras, é aconselhável que participe como visitante. As feiras trazem muitas novidades e informações de mercado e o empresário de hoje necessita estar muito atento aos cenários que envolvem o seu negócio.

Você tem dúvidas sobre o assunto? O Sebrae-SP é um grande fomentador de feiras e exposições. Podemos ajudá-lo. Venha fazer uma visita ao Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê.

Esperamos por você!

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Sobre o Autor

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Monica Lemes

Consultora de marketing com experiência publicidade e propaganda em diversas mídias, como jornais, rádios e revistas. Consultora de Marketing do Sebrae-SP Escritório Regional Alto Tietê

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