“Eu detesto história e geografia”

Ainda me assusta quando ouço jovens afirmando que não entendem do assunto e assim preferem. Isso numa época em que o raciocínio é mais importante do que nunca

Postado dia 12/04/2017 às 11:49 por Kelly Carrijo

geografia

geografia

 

“Tanto na política como na vida, a ignorância não é uma virtude.” Essa é uma das frases frisadas por Obama em uma cerimônia de colação de grau na Universidade Rutgers. Naquele momento, ele se referia ao período de pré-eleições dos EUA e, aqui, eu vou me referir a qualquer que seja sua atividade (curso/escola/faculdade).

Pois não há como ampliar sua consciência e visão da sociedade em que você vive se não acompanhar as transformações políticas, sociais e econômicas; ainda me assusta quando ouço jovens afirmando que não ‘entendem de política’ e assim preferem. Como assim? É como estar num jogo de futebol e não saber quem mais precisa marcar gol ou quais as regras (o que pode e o que não pode) do jogo. Ou, então, em quais funções os jogadores estão distribuídos.

E para você, vestibulando/concursando/aluno em geral, o raciocínio é mais importante do que nunca, uma vez que, para ir bem nas provas, saber interpretar o enunciado e relacionar com o conhecimento absorvido é fundamental para ser assertivo na hora de responder.

Entenda que este momento é crucial para você ir formatando suas ideias e opiniões acerca de sua participação nessa sociedade. Afinal, você está inserido nela e influencia e é influenciado por ela.

Além disso, vou te dar outro grande motivo: o vestibular/concurso vai demandar que você esteja a par de diversos fatos/acontecimentos e suas causas e consequências. Se acha tão chato e maçante ler porque a leitura é cansativa ou usa termos que a torna enfadonha, converse com um adulto que você admira (seus avôs ou tios mais velhos já vivenciaram algumas décadas de história) e o bate papo pode ser mais leve, descontraído e interessante.

Ou então, procure um desses canais na internet que utilizam uma linguagem mais simples e direta. Pode acreditar: fará diferença agora e na sua vida adulta.

Tomar conhecimento de como as coisas no seu meio funcionam faz com que as questões da prova fiquem mais simples e fáceis de compreender para que você possa responder de forma correta e se sinta mais seguro. Além disso, os acontecimentos passarão a fazer sentido pra você, não serão fatos soltos e desconexos que obrigam você a decorar datas e nomes de forma automática e, logo que faz a prova, é como se as informações fossem jogadas no lixo.

Você faz questão de esquecer aqueles assuntos/nomes chatos e quando precisa entender um assunto ‘novo’ que tem raiz no assunto ‘velho’, fará todo um esforço de decorar novamente e de forma desgastante. Bem, está na hora de tornarmos o estudo de história, geografia, sociologia e filosofia mais fácil, você não acha?

Converse com seu professor, procure um desses canais de plataformas de vídeos ou puxe assunto com seu avô. Tenta e me fala como foi.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Kelly Carrijo

Formada em licenciatura, pós-graduada em Gestão de Negócios e MBA em Gerenciamento de Projetos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter