Escolhendo a cor da fachada

Aprenda a criar uma coloração para sua fachada com elegância e bom gosto

Postado dia 16/02/2016 às 00:17 por Wilson ADM

6

Está pensando em dar um up na fachada de sua casa, mas não sabe por onde começar? Conversamos com as arquitetas Patrícia Cillo e Eliane Mesquita, de São Paulo, e selecionamos oito dicas para você tornar esse espaço mais elegante e bonito.

Dica 1. Os maiores erros na hora de escolher as cores da fachada acontecem no momento de compor o ambiente externo. “Ao optar por uma cor, temos que pensar também em todo restante da decoração: piso, móveis, objetos e paisagismo”, afirma a arquiteta Patricia Cillo, do escritório de arquitetura Figoli-Ravecca.

Dica 2. Em uma residência, não existe uma cor indicada para a fachada – ela é livre, conforme o gosto do morador. “Deve-se levar em consideração, no entanto, a longa periodicidade com que se modifica o local”, sugere a arquiteta Patrícia Cillo.

Dica 3. Teste antes de pintar a fachada. “Realize uma pintura de amostra da cor escolhida, em um espaço de 1 x 1m”, aconselha a arquiteta Patrícia Cillo.

Dica 4. Fachadas comerciais podem ter cores que combinam com as cores da marca, como a da logomarca.

Dica 5. Para manter a cor da fachada, é aconselhável uma pintura a cada cinco anos. Essa regra é geral, no entanto, vale consultar a embalagem do produto e ver a periodicidade indicada.

Dica 6. Tons muito fortes merecem um cuidado especial quando aplicados a fachadas, segundo a arquiteta Patrícia Cillo. Afinal, como a parede só será pintada num intervalo de cinco anos, ela pode desbotar.

Dica 7. Misture materiais. “Para fachadas de casas, gosto de mesclar elementos como pedras, madeira e textura. Depende muito do projeto de arquitetura e da linguagem adotada”, conta a arquiteta Eliane Mesquita.

Dica 8. A fachada não precisa ter a mesma cor da casa. “Não se está mais usando fachada pintada do mesmo tom da casa, como nos anos 90”, afirma a arquiteta Eliane Mesquita.

Gostou das dicas? Então, inspire-se nessas 50 fachadas bonitas e com boas ideias de decoração.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Wilson ADM

Publicitário e especialista em Marketing, fundador e diretor da revista digital “Sociedade Pública”. Acredito no ser humano e num futuro onde a comunicação verdadeira e clara é uma ferramenta de integração e de entendimento franco e pacífico entre as pessoas. Esse futuro pra mim é agora.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter