Entenda a beleza por trás dos games

Hoje veremos um pouco sobre a evolução gráfica dentro dos jogos e alguns fatores que definem os mesmos

Postado dia 18/10/2016 às 09:48 por Renan Maia

games

Foto: Divulgação

Uma palavra muito comum no vocabulário dos gamers é: “gráfico”, e tanto nos filmes quanto nos jogos podemos ver imagens de tirar o folego. Então, hoje veremos um pouco sobre a evolução gráfica dentro dos jogos e alguns fatores que definem os mesmos. Leia também nosso artigo “por dentro da magia dos videogames e do cinema” para entender um pouco mais sobre o assunto.

Uma das peças chave para definir os gráficos de uma produção é a contagem de “polígonos”, que são nada mais nada menos que pequenas formas retangulares ou triangulares 2D que formam uma forma maior 3D, muito complicado? Na verdade é bem simples:

gamesrenan1

Observe que quanto maior o número de polígonos mais definida é a forma, porém o limite de polígonos está diretamente ligado à capacidade de processamento dos computadores, eis que surge a questão “Gráficos vs. Performance” onde um jogo pesado de mais em um computador não muito potente terá vários problemas na execução ou talvez nem funcione. Mas com os avanços tecnológicos hoje em dia os computadores e videogames são muito mais potentes, logo as empresas tem mais liberdade para criar jogos mais pesados com melhores gráficos.

Outro fator importante para a qualidade dos gráficos são as texturas e materiais. Antigamente as texturas tinham baixa qualidade para manter o jogo leve, logo não se via muitos detalhes, e as coisas passavam um aspecto borrado e mal definido. Já hoje em dia, vemos texturas em alta definição com muito mais detalhes passando muito mais realismo.

games

Foto: DIvulgação

É comum ver empresas fazendo versões HD de jogos “antigos”, onde eles basicamente aumentam a qualidade das texturas e já se pode observar uma grande diferença. Como por exemplo, no jogo “Resident Evil 4”. Se compararmos o jogo lançado para Playstation 2 (2005) com a versão para Xbox One e Playstation 4 (2016) podemos ver uma grande diferença gráfica.

renan1

Por fim, falarei um pouco sobre os Shaders, que são “micro” programas de computador usados para produzir efeitos de iluminação e sombreamento em um modelo 3D, dizendo como a luz deve se portar ao entrar em contato com o modelo, podendo assim produzir uma variedade enorme de efeitos que influenciam muito no resultado final da produção, como por exemplo, reflexos de luz na espada de um personagem, a movimentação da água, o quanto uma superfície é suave e diversos outros. Além disso, os shaders também são usados para produzir efeitos especiais e de pós-produção. Na imagem abaixo temos um simples exemplo de dois objetos iguais com shaders diferentes.

renan2

Esses são alguns dos pontos principais que fazem os gráficos daquele filme de heróis ou ficção cientifica e daquele seu jogo favorito tão bonitos e realistas.

Não se esqueça de nos dizer sua opinião nos comentários e de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado do post.

#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renan Maia

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter