Ecologia Urbana: o que é e para que serve?

Será que teremos tempo para desenvolver ferramentas para o bem da nossa comunidade quer ela seja de pessoas, animais, plantas? O que estamos realizando?

Postado dia 04/04/2016 às 08:00 por Claudio Antonio

ecologia

Foto: Reprodução/Internet

Ecologia urbana é um campo da ecologia de estudos ambientais que procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas. Ela lida com as interações de plantas, animais e de seres humanos em áreas urbanas.

Ecologistas urbanos estudam árvores, rios, vida selvagem e áreas livres encontrados nas cidades para entender até que ponto esses recursos são afetados pela poluição, urbanização e outras formas de pressão. Estudos em ecologia urbana podem ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.

Podemos notar claramente que o meio ambiente foi alterado de forma radical e devido a isto esta área da Ecologia adquiriu uma importância tão grande que a fez torná-la essencial.

Nascentes de água e reservas subterrâneas foram infectadas ou extinguidas através da ocupação humana descontrolada. Essa dura realidade se mostra clara quando vemos as grandes cidades com altos índices de poluição ambiental gerada após anos de descaso e só agora estamos sentindo o quanto fomos irresponsáveis ao consumirmos irracionalmente o nosso planeta.

Aplicar políticas que visem criar a conscientização das pessoas e a introdução da cultura de sustentabilidade e ecologia urbana nas populações de todas as faixas sociais é fundamental para garantir uma melhor condição de vida para todos e dar a oportunidade de aprenderem que a utilização de meios sustentáveis pode ser muito mais do que meramente “agir ecologicamente de forma correta”.

Uma área muito conhecida da população e que está intimamente ligada à ecologia urbana é a reciclagem. E, devido à sua grande importância, esses programas envolvendo reciclagem de materiais e o processamento de resíduo, deveriam passar a ser subsidiado pelos governos assim como patrocinados pela iniciativa privada.

Assim, a sustentabilidade urbana consiste em um dos grandes desafios da sociedade atual e consequentemente de seus governantes.

Será que todos nós já paramos para pensar nestas conceituações técnicas, será que paramos para observar as coisas como elas estão acontecendo, será que teremos tempo para desenvolver todas estas ferramentas para o bem da nossa comunidade quer ela seja de pessoas, animais, plantas? O que estamos realizando? É para se refletir em sua essência.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Antonio

Possui graduação em Tecnologia Processos de Produção Industrial pela Faculdade de Tecnologia Senador Flaquer (1982).

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter