É agora ou nunca!

Quando esperamos o fim do ano para prometer emagrecer, e depois não cumprimos nosso propósito, estamos deixando escapar uma oportunidade

Postado dia 31/01/2017 às 08:00 por Edson Timóteo

dieta

Foto: Reprodução

Querido leitor, que nosso 2017 seja próspero em todos os aspectos. Muita saúde, paz, amor e sucesso. Fique realmente maravilhado com essas mudanças de ciclo como, por exemplo, o final de um ano e o início de outro. Como é bom poder planejar e deslumbrar um novo começo, determinar novas metas ou até mesmo resgatar algumas antigas. E é sobre este assunto que quero compartilhar com você nesta oportunidade: quem de nós nunca que nunca fez a promessa de emagrecer no início do ano atire a primeira pedra (ou balança)!

Porque emagrecer, melhorar a alimentação e sair do sedentarismo estão sempre na nossa lista de metas do início do ano? Podemos responder que elas facilmente são abandonadas e deixadas para um próximo ciclo. Vamos refletir onde estamos errando e deixando escapar esta possibilidade de mais saúde e bem estar para nós mesmos.

Primeiro erro: começo radical com base em dietas bruscas ou até mesmo irracionais. Por exemplo, água morna com limão o dia todo substituindo todas as refeições. Não ria! Parece absurdo, mas nestes mais de 10 anos de experiência vi não somente uma vez esta tentativa, assim como várias outras: sopa industrializada em todas as refeições, papinha de neném , alface (sim, alface, esta foi a mais absurda que vi até hoje).

A máquina humana com certeza é extremamente inteligente e está a todo momento se adaptando e projetando ações para manter a sobrevivência. Por exemplo, as pesquisas mostram que privar o corpo de alimentos e nutrientes faz com que  o metabolismo fique muito lento. O peso pode até baixar pela a exposição aguda, mas a qualidade desta eliminação terá sido muito baixa – perdendo massa muscular e não somente gordura, o corpo fica à espera aguardando a normalização da alimentação para armazenar todo possível e o impossível. Afinal, você pode novamente expô-lo a uma drástica vivência! Daí então o efeito sanfona.

A busca por um profissional da área sem dúvida é a melhor opção. O nutricionista pode direcionar a melhor forma para a saúde e o alcance de seus objetivos, mas iniciar com detalhes simples e fáceis trazem muitos resultados positivos, tais como evitar frituras, doces e refrigerantes, diminuir a quantidade ingerida nas principais refeições e não repetir o prato.

Segundo erro: sede demais ao pote, querer emagrecer tudo em três meses somente. Vamos refletir juntos: quanto tempo da sua vida você investiu para chegar a este atual quadro físico? Realmente nos esforçamos em almoços jantares e muitas horas sentados em frente à televisão. Pode ter sido até anos. D de repente, em 3 meses na academia, queremos resolver anos.

Um ponto que traz muito sucesso é entender que um estilo saudável de alimentação e de atividade física trarão a saúde, não somente um período. Fomos feitos para estar em atividade, andar e correr, subir e descer, levantar e sentar. Mas a nossa vida moderna vai na contra-mão desta natureza.

Mudar esses hábitos requer muito esforço e dedicação, mas a recompensa sem dúvida vale a pena. Trabalhar o raciocínio de longevidade e estilo de vida, e não algo momentâneo, é o caminho para desfrutarmos de uma vida melhor e saudável!

Queridos, muito obrigado por todo o carinho. Vamos aproveitar esta força que há em nóss e buscar a cada dia o melhor estilo de vida para sermos felizes!

Um grande abraço e até a próxima.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Edson Timóteo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007). Pós graduado em Fisiologia do Exercício

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter