Dicas de maquiagem com um expert!

A colunista Núbia Maia conversou com um dos maiores profissionais em maquiagem no Brasil, João Marcos de Oliveira e trouxe dicas preciosas

Postado dia 03/08/2016 às 08:00 por Nubia Maia

maquiagem

Fotos: Reprodução/Internet

Maquiagem quem não gosta de uma? Lógico que umas gostam mais que outras, mas basicamente todas usam. A maquiagem, de certa forma, imprime parte da personalidade de cada um, mostrando estilo, ousadia, timidez. Algumas pessoas têm facilidade de se maquiar, outras não. Mas, com a ajuda de um expert em maquiagem, João Marcos Oliveira, proprietário da Studio J Makeup, esclarece algumas dúvidas.

Para garantir um bom tratamento visual, tanto em qualidade quanto em durabilidade, um fator importante é a preparação dessa pele para receber a maquiagem.

Nem todo mundo higieniza a pele de maneira correta! Como devemos higienizar a pele antes da maquiagem?

  • Se a pele estiver com resíduos de maquiagem, utilizar um demaquilante de acordo com o seu tipo de pele;
  • Higienizar com um sabonete ou uma espuma de limpeza;
  • Tônico ou adstringente de acordo com o seu tipo de pele. O tônico, além de remover resíduos e equilibrar o pH da pele. também pode conter ativos hidratantes, anti-inflamatórios, secativos, etc, para todos os tipos de pele;
  • Hidrate sua pele com um hidratante de sua preferência. Aguarde até a pele estar bem sequinha;
  • Agora a pele está pronta para ser maquiada.

Qual a ordem de aplicação ideal de uma maquiagem?

A dica é começar pelos olhos para não correr o risco da pele sujar.

  1. Olhos: base ou prime, sombra e delineador.
  1. Pele: fazer a higienização da pele, aplicar o primer e esperar uns 2 minutos para o produto agir. Feito isso, entrar com o corretivo se necessário, base, pó, blush, máscara de cílios e, por último, o batom.

maquiagem 2

Qual o cuidado que a mulher deve ter em relação à maquiagem?

O maior risco que a mulher corre hoje é em relação a base e pincéis. Nunca empreste seus pincéis de base, delineador, batom etc  para outra pessoa se a mesma tiver espinha, conjuntivite, herpes ou outra infecção. Facilmente ela irá contaminar seu pincel e sua pele, com riscos enormes a sua saúde.

Como escolher uma base na hora da compra?

Muitas mulheres costumam testar a base na mão quando vão escolher o produto. Isso é errado: a coloração da mão é bem diferente do rosto. Na maioria das vezes a melhor maneira é a vendedora fazer a maquiagem, se possível em você, de preferência na área do pescoço, no colo e, em algumas situações, na parte interna do antebraço.

O que seria inversão de produtos?

A maioria das mulheres não explora seus produtos e deixa de saber para qual finalidade eles podem ser úteis em uma emergência. Então, outra dica seria inverter as funções  de cada produto. Teste sombras na boca aplicando junto com gloss transparente, máscara de cílios como sombra esfumando, sombras como blush, etc.

Foto: Reprodução - O maquiador profissional João Marcos de Oliveira

Foto: Reprodução – O maquiador profissional João Marcos de Oliveira

Qual a regra de maquiagem dia e noite?

Pode usar tudo que a sua personalidade comportar, olho preto, esfumados, cores durante o dia e a noite. A única dica é não usar brilhos durante o dia. Seria o mesmo que usar um vestido de paetês ao meio dia.

Como disfarçar olheiras?

Devemos escolher sempre corretivo próximo ao tom da pele. Se forem manchas muito escuras, você pode cobri-la com o corretivo escuro, para depois cobrir o corretivo com uma base cor da pele, dando leves batidinhas sem esfregar. Mas lembre: toda coloração tem sua anulação. Por exemplo, para mancha vermelha, corretivo verde; para mancha roxa, corretivo amarelo.

Obs.: Sempre remover a maquiagem totalmente antes de dormir utilizando demaquilante, sabonete facial, tônico e um bom hidratante. Assim evitando o aparecimento de acne indesejada.

Gostaria de agradecer o maquiador João Marcos Oliveira pelas dicas. Mais informações em www.studiojmakeup.com.br.

Obrigada, espero que tenham gostado!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Nubia Maia

Aos 37 anos decidi fazer minha primeira graduação (Estética), e não quero parar mais! Pós-graduada em Docência do Ensino Superior

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter