Dicas básicas para se proteger na internet

Postado dia 24/08/2015 às 22:48 por Stefani

segu

Olá leitor(a), tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre como se proteger na internet.

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky Lab, 28,8% dos ataques de pishing em 2014 foram destinados a roubo de dados financeiros dos usuários, e o Brasil está entre os 12 países mais atacados.

Pensando nisso, temos que estar sempre atentos, fazendo com que minimize qualquer possibilidade de ataque a você usuário. Então, aqui vai algumas dicas de como se proteger:

1- Apertar botão sair, logout de qualquer serviço que utiliza (Ex: Gmail. Hotmail, Facebook)
É normal utilizarmos o memorizar senha dos navegadores (Firefox, Chrome), mas isso aumenta o risco de você ter suas informações pessoais vazadas, se eventualmente conseguem invadir seu computador, tem acesso privilegiado a todos os seus dados e senhas. Então, evite deixar logado qualquer serviço, mesmo que seja no seu computador e não memorize senha, caso tenha feito, só ir no histórico e excluir.

2- Crie senhas fortes e altere sempre
Sim, é extremamente importante que você não utilize a mesma senha para todos os serviços que utiliza, é bem frequente que façamos isso, pois facilita pra memorizar. Entretanto, precisamos pensar como alguém que quer ter seus dados, eles vai investigar minuciosamente sua vida na internet, então cuidado. Evite a todo custo colocar senhas óbvias como celular, data de aniversário, nome do cachorro, senhas atreladas a coisas que você gosta e que está disponível online. É extremamente importante que faça a mudança de senha a cada 60 dias, e utilize caracteres especiais como @#$%ˆ, números 01234 e letras qwertyuops. Alguns sites te ajudam a criar senhas fortes, mas utilize apenas para se ter uma ideia.

Links auxílio: Geradores Online de Senha

3- Utilize navegadores, antivírus e sistemas operacionais atualizados
Sempre que aparecer a mensagem de atualização de qualquer navegador que utilize (Firefox, Chrome, Opera, Safari), atualize, é muito importante que isso seja feito. Os navegadores atualizados minimizam o risco (mas não eliminam), pois utilizam as tecnologias mais atuais. A mesma coisa para o antivírus e sistemas operacionais, as atualizações reparam falhas, melhoram algumas características, velocidade, entre outros. Então verifique se estão atualizados.

Links auxílio: Verifique se o seu navegador está atualizado

4- Cuidado com os downloads
Tome muito cuidado com os downloads, quando for baixar algo verifique a extensão e tamanho do arquivo se condiz com o que você está baixando, pois vírus podem vir em fotos, arquivos compactados (.rar, .zip), vídeos, áudios, etc. E preste atenção em propagandas dizendo que seu computador vai ficar mais rápido, que vai ganhar músicas gratuitas, produtos gratuitos. Não caia nessa!

5- Não abra e-mails falsos
Utilizamos muito o nosso e-mail em diversos serviços não é? Então cuidado ao receber mensagens de bancos pedindo para atualizar suas informações, ou intimação judicial. A probabilidade de ser um scam ou email fraud, basicamente é um e-mail falso para roubar suas informações. Então, caso receba algum desses e-mails e fique na dúvida, ligue no seu banco, e intimação todos sabemos que se recebe em casa na maioria das vezes.

Exemplo: Recebi este e-mail e não tenho conta no Banco do Brasil

imagem-email-falso

6- Cuidado ao acessar site de bancos
Todos nós utilizamos serviços bancários online por causa da comodidade de não ter que ir até o banco não é? Mas evite utilizar em computadores públicos que pode estar infectado com algum malware. E atualize todos os plugins que o banco solicitar para minimizar qualquer dano.

7- Evite abrir pendrives de estranhos no seu computador
Se alguém lhe pedir para abrir um pendrive no seu computador, evite, ou passe o antivírus antes. Algumas pessoas são mal-intencionadas e colocam arquivos maliciosos, e sem que você perceba, seu computador estará infectado. Portanto, evite ao máximo.

8- Não revele informações importantes sobre você
As redes sociais se tornaram comuns para todos, e devemos ficar espertos com isso. Evite colocar dados pessoais como onde estuda, trabalha, seu telefone, endereço,fotos, familiares visíveis para todos, como disse em quase todos os itens, pessoal mal-intencionadas podem usar isso para lhe prejudicar. Então, adicione apenas pessoas de sua confiança, e se isso não for possível, não coloque essas informações. Apenas divulgue o que for superficial, como seu cargo, nome (evite usar nome completo), e também marcar suas fotos em todos os lugares que está, ou até no twitter ficar postando que está sozinha em casa.

Portanto, é extremamente importante que você preste atenção no que divulga na internet para outras pessoas, infelizmente o mundo não é cheio de pessoas bondosas apenas, existem pessoas que querem tirar proveito de alguma forma. Utilizando essas dicas, tenha certeza que vai minimizar bastante o risco de invasão no seu computador, celular, contas, entre outros.

E aqui vai um vídeo super interessante para que você reflita sobre a sua vida online: Clique Aqui

Fontes: Kaspersky Lab e Cybermap

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Stefani

Gestão da Qualidade na Universidade de Mogi das Cruzes, tech lover e devoradora de conteúdo digital.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter