Desafios da educação contemporânea

O modelo educacional vigente está falido. Os estudantes rejeitam. Os professores estão no limite. A sociedade está cansada. Você está preparado para essa mudança?

Postado dia 27/07/2016 às 09:00 por Marcelo Petersen

 

educacional

Foto: Reprodução/Internet

Muito tem-se falado a respeito da inserção da tecnologia na educação. Os entes públicos vêm adquirindo computadores, notebooks e tablets. Com isso, esperam que os alunos demonstrem mais interesse em aprender. No entanto, percebe-se que esses equipamentos não têm cativado os estudantes.

A simples aquisição de aparatos eletrônicos não atrairá a atenção. Há somente a transferência de meio, ou seja, antes eram livros em papel; hoje os textos estão na tela do computador. Com poucas exceções, o método ainda é o mesmo do início do século XX: alunos enfileirados, olhando para as nucas dos colegas, enquanto o professor verbaliza sem parar. A sociedade está discutindo alterações na educação, como “escola sem partido”e inserção de novas disciplinas, mas não debate o principal: como despertar o interesse do principal interessado na educação.

Há grande resistência e desconhecimento, tanto dos gestores quanto da sociedade, a respeito de novas tecnologias na educação. Hoje podemos comprar sorvete, roupas e carros do jeito que quisermos. O meu sorvete é diferente do seu. Por que na educação todos os alunos têm que ser tratados como se fossem iguais?

A solução desses problemas é o “blended learning” ou ensino híbrido. Trata-se de uma nova forma de ensinar que preconiza a personalização. Todos os alunos aprendem o mesmo conteúdo, mas cada um de uma forma diferente. E qual o motivo de ser tão desconhecido? Desinteresse. A implantação do ensino híbrido exige uma ruptura do padrão atual de docência. E isso gera custos de reformulação e treinamento e demanda vontade e esforço do docente.

O modelo educacional vigente está falido. Os estudantes rejeitam. Os professores estão no limite. A sociedade está cansada. Você está preparado para essa mudança?

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Marcelo Petersen

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter