Dar uma escovada nos dentes ou fazer faxina bucal?

A faxina bucal correta é fundamental para a manutenção da saúde bucal e entenda-se por saúde bucal dentes limpos e idealmente livres de cáries, além de gengivas rosadas e livres de inflamação

Postado dia 06/04/2016 às 08:30 por Sociedade Pública

bucal

Foto: Reprodução/Internet

O conceito da faxina bucal é bem mais que escovar os dentes, pois ela inclui, além do uso correto da escova dental, a fundamental e correta utilização do fio dental, agregada a uma sequência correta de escovação, quantidade correta de creme dental e lembrando sempre da importante higienização da língua com a utilização da escova dental ou raspador lingual.

Para se executar uma boa escovação é de se desejar a utilização de uma boa escova.

ESCOVAS


E como escolher uma boa escova?

Uma boa escova segue algumas características:

  1. Cabeça pequena para que haja maior facilidade de acesso às regiões posteriores da boca;
  2. As cerdas devem ter altura uniforme para melhor ação de escovação e consequente limpeza;
  3. As cerdas devem ter pontas arredondadas para não ferirem as gengivas;
  4. A consistência das cerdas deve ser macia ou média, NUNCA consistência dura que é altamente agressiva para a gengiva e para os dentes.

Quando trocar de escova dental?

A escova tem um tempo de vida útil que pode variar dependendo da pressão com que ela é utilizada sobre os dentes, mas podemos ter um referencial para sabermos o momento de troca da escova, que é o início do encurvamento das cerdas nas suas extremidades.

ESCOVA1No uso correto da escova, também é importante não exagerar na quantidade de creme dental, sendo que o correto e adequado é o correspondente ao tamanho de um grão de arroz. O que limpa os dentes verdadeiramente, não é o creme dental, e sim o uso correto da escova, do fio dental e água.

Porque é importante ter uma sequência na escovação?

Simples, para não se esquecer de nenhum dente e nenhum lado de dente. Entenda-se por sequência na escovação, escovar os dentes numa sequência e sempre a mesma sequência. Por exemplo, começar no arco superior na região posterior direita e avançar até chegar à região posterior esquerda. Depois, voltar pelo lado interno até chegar à origem do lado direito.

Quando higienizar a boca?

A maioria das pessoas já escutou que é necessário e importante escovar os dentes sempre após as refeições. É importante saber que a quantidade de escovação NÃO significa qualidade, ou higienização bem feita. Não deixe de escovar à noite, antes de dormir, que é quando a ação de lavagem do fluxo salivar diminui favorecendo a ação das bactérias.

FIODENTALE o fio dental, como usar?

Muitas pessoas não usam o fio dental alegando que ele machuca e faz sangrar a gengiva. Isso ocorre quando é usado de forma incorreta.

O fio dental deve passar pelos espaços interdentais com suavidade e bem esticado, Seu movimento deve ser vertical abraçando os dentes. Eu escuto no consultório, frequentemente, os clientes falarem da dificuldade no uso do fio dental devido os espaços entre os dentes serem muito apertados, mas quero informar que é desejável os espaços interdentais justos para que durante a mastigação o alimento não impacte a gengiva, não a ferindo.

Para o correto uso do fio dental ajuda muito a correta empunhadura do mesmo e para isso é mais fácil e educativo o seu dentista ensiná-lo diretamente na prática, assim como a correta pressão de escova e movimentos.

Faça uma consulta com o seu dentista de confiança que deve ser de seis em seis meses. Será que já não está na hora?

Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter