Cursos cervejeiros

Se você tem interesse em beber melhor, fabricar sua própria cerveja ou se tornar cervejeiro profissional, conheça entidades sérias e os cursos que elas oferecem

Postado dia 16/08/2016 às 07:30 por Gustavo Iglesias

cervejeiro

Foto: Reprodução/Internet

O mercado de cervejas artesanais não para de crescer em todos os sentidos, desde o número de cervejarias, cervejas e bares, passando por eventos e festas e, é claro, a reverberação do assunto nos principais veículos de comunicação e redes sociais. O assunto está na moda e não há nenhum indício de que sairá dos holofotes tão cedo, já que o volume de conteúdo gerado sobre o assunto cresce exponencialmente.

fradeSimultaneamente a esse crescimento, há uma quantidade enorme de novos consumidores ávidos por novos conhecimentos e com os mais diferentes objetivos. Alguns querem apenas aprender a degustar e entender suas preferências para poder fazer melhores escolhas, outros querem aprender a produzir sua própria cerveja e outros ainda querem conhecer mais sobre o mercado para se tornarem possíveis investidores ou futuros profissionais. Da mesma forma, também temos uma grande gama de profissionais do ramo buscando complementação de seus conhecimentos e especializações técnicas em diversos assuntos.

Como toda necessidade gera uma oportunidade, começaram a surgir cursos, workshops e palestras por todos os lados e com todo tipo de informação e especialidade. Se você tem interesse em conhecer mais do assunto, beber melhor, fabricar sua própria cerveja ou se tornar um cervejeiro profissional, segue uma listagem de entidades sérias, com breve descritivos dos cursos oferecidos.

 

Instituto da Cerveja – www.institutodacerveja.com.br

Com sede em São Paulo e turmas em diversas outras cidades, o ICB tem parceria com a ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) e a Universidade de Weihenstephan (Munique). É uma das referências nacionais na capacitação de profissionais para o mercado cervejeiro. Entre os cursos, destaco:

  • Curso profissional de sommelier de cervejas – Em parceria com a ABS, oferece uma visão geral, abordando temas como história da cerveja, processos de produção, características das escolas cervejeiras e seus estilos, introdução a harmonização e muito mais. Curso livre, indicado para todos que desejam conhecer sobre cerveja com ou sem intuito de profissionalização.
  • Especialista em harmonização – Como o próprio nome já diz, é um curso para quem quer se aprofundar no universo da gastronomia relacionada à cerveja. É necessário ter feito o curso de sommelier e é recomendado para profissionais de hoteis, bares, restaurantes e amantes da gastronomia em geral.
  • Mestre em estilos – Também tem como pré-requisito a formação de sommelier profissional e é dedicado ao conhecimento minucioso de cada estilo. Recomendado para profissionais e cervejeiros com mais rodagem.
  • Curso avançado de tecnologia cervejeira – Chancelado pela Universidade de Weihenstephan e focado nos processos de produção, é recomendado apenas para quem realmente pretende iniciar uma carreira profissional em cervejarias de todos os portes, ou para cervejeiros caseiros em busca de atualização.

 

Academia Barbante de Cervejawww.academiabarbante.com.br

Com sedes em São Paulo e Belo Horizonte, esta academia representa no Brasil a WBA (World Brewing Academy). Formada por duas das escolas mais respeitadas mundialmente quando o assunto é cerveja, a Doemens Academie de Munique e a Siebel Institute of Technology de Chicago.

  • Sommelier de Cervejas: Certificado pela Doemens Academie, tem basicamente o mesmo conteúdo e carga horária do ICB, ambos contando com excelentes professores. Os dias e horários diferem do ICB, o que ajuda o aluno a escolher o que melhor se adapta a sua rotina.
  • Intensivo em Tecnologia Cervejeira: Chancelado pela WBA, é destinado para profissionais que queiram ingressar no mercado cervejeiro atuando diretamente na produção, ou mesmo para quem busca mais conhecimento sobre processos. É desejável, ainda que não obrigatório, ter algum conhecimento de química e biologia.
  • Gestão Sensorial: É um curso de especialização no qual o aluno irá aprender a identificar e descrever os atributos sensoriais das cervejas, bem como a identificar problemas da produção. Indicado para alunos que já tenham bom conhecimento dos estilos de cerveja e processos de produção, cervejeiros caseiros e profissionais da indústria.

mestrecervejeiro

Senac – www.sp.senac.br

Famoso por seus cursos técnicos e de especialização, o Senac não poderia ficar de fora desta tendência e acabou criando cursos voltados aos profissionais de alimentos e bebidas que buscam ampliar seus conhecimentos.

  • Básico em cervejas: Com apenas 18 horas de carga horária, é um curso realmente introdutório, altamente indicado para leigos que pretendem ter um contato inicial com cervejas especiais, sem pretensão de se tornarem especialistas.
  • Harmonização gastronômica com cervejas especiais – Embora não exija nenhuma formação anterior, não é recomendável para quem não tenha uma boa base de conhecimento gastronômico e cervejeiro. Recomendo para profissionais de bares e restaurante que queiram ampliar seu horizonte com novos conhecimentos.
  • Sommelier de cervejas – Assim como os demais cursos de sommelier, é voltado aqueles que buscam especialização e capacitação profissional, tudo isso com o pedigree de uma escola reconhecida pela excelência na formação de profissionais de alimentos e bebidas.

 

Escola Superior de Cerveja e Malte – www.cervejaemalte.com.br

Localizada em Blumenau e com uma estrutura física impressionante, incluindo diversos laboratórios, salas de aula, biblioteca, brew pub e biegarten, oferece a maior gama de cursos cervejeiros no Brasil. Só entrando no site para entender o tamanho da listagem dos cursos. Cito abaixo apenas alguns para o leitor ter noção da diversidade de assuntos abordados. A melhor notícia é que a maioria dos cursos têm sua versão EAD (ensino a distância).

  • Cervejeiro Artesanal – Home Brewer
  • Como montar sua cervejaria
  • Elaboração de receita
  • Maltes especiais e especiarias
  • Sustentabilidade das cervejarias

E muito mais.

 

Sinnatrah Cervejaria Escola – www.sinnatrah.com.br

Totalmente dedicada ao ensino das técnicas de produção, desde cursos básicos aos mais avançados. Seus cursos são bastante práticos e também possuem uma loja de materiais e insumos para a produção de cerveja, onde o staff presta valiosa assessoria para a escolha dos produtos certos e orientação da produção em si.

  • Cursos de produção: Níveis Básico / Intermediário / Avançado
  • Utilização avançada de softwares cervejeiros
  • Técnicas de carbonatação

 

São muitas as instituições e os locais reconhecidamente sérios. Portanto, a listagem não tem a mínima pretensão de ser definitiva ou encerrar o assunto. Mas tome cuidado: como todo mercado, este também tem um tanto de oportunistas. Então pesquise e se informe antes de fazer sua escolha.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Gustavo Iglesias

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter