Culinária rústica do Cerrado

Deliciosas receitas elaboradas com produtos derivados do segundo maior Bioma brasileiro, o Cerrado!

Postado dia 04/01/2016 às 00:00 por Jéssica Lima

DSC_0403

O retorno às raízes e a busca pela simplicidade vem sendo cada dia mais significativos na gastronomia contemporânea. A valorização dos produtos regionais é uma forma sustentável de contribuir com a preservação de hábitos, culturas e costumes alimentares tradicionais, da biodiversidade e de estimular a
responsabilidade socioambiental, valorizar os pequenos produtores, os alimentos orgânicos e a agricultura familiar, além, claro, de ser responsável por pratos muito saborosos, criativos e saudáveis.

Depois de muitas pesquisas, Luciana e seu companheiro Balança fundaram o “Alquimia do Cerrado”, que vem trazendo uma culinária diversificada e única com sabores típicos do Cerrado, com novos significados e texturas à gastronomia goiana e nacional. Dois exemplos que fazem parte da nossa culinária regional são: o buriti, que é considerada a fruta campeão em carotenoides, que são antioxidantes que protegem a pele, fortalecem os pulmões e reduzem o risco de doenças cardiovasculares; e a  riquíssima farinha de jatobá com propriedades medicinais: antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e a polpa é consumida “in natura”  na forma de geleias, licores, farinhas para pães, bolos e mingau. Sem contar com coco indaiá que o Balança chama de “ouro
do cerrado” , rico em proteína e 20% de óleo super saudável na culinária orgânica, que hoje em dia é a que todos buscamos, afinal você é aquilo que você come.

O “Alquimia do Cerrado” são produtores na feirinha da Cidade de Alto Paraíso e também fazem oficinas realizada na fazenda Vila Paraíso, cerca da cidade de Alto Paraíso, onde Luciana e seu companheiro Balança ensinam passo a passo desde a semente, passando por vários processos até chegar em pratos que surpreendem pela combinação de sabores. O seu diferencial é a forma rústica e artesanal juntamente a valorização da cultura local, conhecida como kalunga.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jéssica Lima

Jéssica Lima, produtora cultural, atualmente gerencia eventos, palestras e oficinas na fazenda Vila Paraíso

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter