Cuidado com sua saúde: tenha acompanhamento profissional

Hora de malhar! O quesito mais importante para sua escolha é saber se você terá o acompanhamento de um profissional

Postado dia 14/06/2016 às 08:00 por Edson Timóteo

 

profissional

Foto: Reprodução/Internet

Queridos, mais uma vez juntos a todo vapor para aprender compartilhar e buscar informações que nos ajudaram na construção da nossa saúde e daqueles que têm nosso afeto e nossa atenção. É incrível como tem crescido o número de pessoas que buscam se exercitar, que procuram atividades para sua saúde e para seu bem estar. A estética, que antes era o principal motivo para atração de novos adeptos da atividade física, hoje perde para pessoas que não buscam somente um estereótipo, mas vão além disso e a cada dia se aproximam de informações e produtos e conteúdos relacionados a uma vida saudável.

Claramente o mercado está muito atento a essa nova tendência: podemos encontrar um grande número de programas de televisão específicos, reportagens em revistas e jornais, colunas mensais, semanais e até diárias tratando deste tema. Isso para não falar de produtos com menor teor de gordura, produtos orgânicos, produtos light. Temos uma imensa variedade, um verdadeiro mundo fitness.

Nunca se viu um número tão expressivo de academias, centro de treinamentos e espaços para atividade física. Podemos enumerar diversos dentro de um mesmo bairro , de todo tipo e gosto, e é neste ponto  que gostaria de refletir com você e tentar trazer alguns pontos que serão importantes na hora da escolha de um espaço para a sua prática de forma correta e segura. Vamos primeiro pensar nas academias, o que devo observar, quais pontos que realmente são importantes.

Podemos dividir a academia em duas áreas  principais. A primeira é a aeróbia, onde estão localizados esteiras, bicicletas e elipídios. Estes equipamentos não precisam ser de última geração, basta estar em bom estado e ser fáceis de desligar em caso de emergência. O mesmo cuidado é importantes na parte de exercícios resistidos, os famosos aparelhos de musculação: eles devem estar em bom estado e de fácil manuseio. Esta observação pode evitar acidentes e lesões.

Passada esta análise, vamos para os pontos realmente muito importantes. Hoje temos no mercado diversas bandeiras de academias, de grande porte e também as pequenas, aquelas próximas da nossa casa, o que deve se levar em conta e nos mostrará se este é o local ideal para a prática.

O quesito mais importante para sua escolha é saber se você terá o acompanhamento de profissional, se ele irá montar um programa específico para suas características e necessidades. Somos seres biológicos individuais; sendo assim, não existe um bom trabalho se o local não aplique uma ficha de anamnese. Nela você responderá todas as perguntas que darão base para construção de um programa seguro; por exemplo, se você toma remédios, se é diabético ou hipertenso. Cada uma destas característica te encaminham para um atendimento mais correto. Afinal, não é o mesmo treino para todas as pessoas.

A avaliação física também é importante. Muitas pessoas têm como objetivo o emagrecimento, mas quanto? Quanto da atual composição é gordura? Quanto é músculo? Estas respostas irão direcionar de forma correta a construção do programa – e mais, são determinantes para alcançar os resultados. Vemos na prática que poucas academias seguem esta construção, e infelizmente estão mais preocupadas com volume de alunos do que com qualidade e saúde para os seus clientes.

Podemos concluir que o local ideal é aquele que presta o atendimento com qualidade, que verifica os dados de saúde através de uma anamnese, que faz avaliações físicas para saber o seu desenvolvimento, que disponibiliza um profissional para prescrever o programa de treinos, e este profissional seja atencioso estando atendo a orientar e corrigir sua postura e execução.

Então, se o local visitado não se preocupar com nenhuma destas indicações, fuja e procure um lugar que te respeite como pessoa e não te trate como apenas mais um número e cifra.

Queridos, muito obrigado! Contem comigo para esclarecer qualquer dúvida, fico imensamente feliz com a sua leitura. Abraços e até a próxima.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Edson Timóteo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007). Pós graduado em Fisiologia do Exercício

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter