Crise no Mercado, onde aplico minhas reservas?

Os mercados e as economias são cíclicos, ou seja, não se perpetuam em momentos ótimos e nem momentos péssimos de insegurança e falta de confiança

Postado dia 04/12/2015 às 00:00 por Wndenberg Marques

size_810_16_9_moedas-acoes

 

Cada investidor tem o seu perfil: depende da sua idade e momento de vida para assumir determinados riscos e desafios. Podemos considerar que existem investidores Profissionais e Poupadores. Os profissionais vivem da renda gerada das suas aplicações financeiras, ou seja, o rendimento é seu “salário”, enquanto os poupadores têm sua atividade profissional principal e tiram recursos para poupar nos bancos, com a finalidade de aposentadoria ou aumento patrimonial, comprando um imóvel, trocando de carro ou manutenção de reservas para emergências.

Em momentos de crise nascem as oportunidades nos mercados de comprar ativos com valores abaixo do preço justo se comparando com preços praticados historicamente. Estes ativos podem ser imóveis, ações, empresas ou até mesmo contratos de locação ou prestação de serviço.

No mercado financeiro podemos encontrar oportunidades nesse momento de crise, por exemplo, os títulos públicos que chegaram a pagar 18% ao ano em papeis pré-fixados ou até mesmo a inflação, com aumento de 7,6% ao ano em títulos do tesouro. Levando em consideração uma taxa básica de juros de 14,25% ao ano, estas seriam excelentes oportunidades, visto que os papeis tem vencimentos muito longos – até 2050 o mais longo. O comprador destes papeis pode revender a qualquer momento, o que não seria recomendado para ganhar as taxas cheias.

No mercado imobiliário as oportunidades são em relação a contratos de aluguel com preços mais baixos que o comum e imóveis à venda sem liquidez, levando as partes a negociarem preços abaixo do praticado há alguns meses atrás, logo os investidores que procuram mais segurança podem optar por imobilizar parte dos seus investimentos em imóveis, porém devem tomar cuidado com a falta de liquidez e baixa rentabilidade dos alugueis.

No mercado de renda variável percebem-se oportunidades de ações com preços muito abaixo do seu preço histórico. Com assessoria de um profissional ou escritório especializado o investidor pode se arriscar. Sempre deve-se tomar cuidado com esse mercado muito especulativo.

O importante e sabermos que os mercados e as economias são cíclicos, ou seja, não se perpetuam em momentos ótimos como em meados de 2008, por exemplo, e nem momentos péssimos de insegurança e falta de confiança, como hoje.

Muito importante ter um profissional qualificado para assessorá-lo e aproveitar excelentes oportunidades para crescimento patrimonial de médio e longo prazo com segurança.

Um abraço.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Wndenberg Marques

Administrador, especializado em finanças corporativas e bancos de investimentos pela FIA (Fundação Instituto de Administração), certificado pelo IBCPF

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter