Crie a sua agenda financeira

Se o dinheiro é uma grande ferramenta realizadora de sonhos, a boa gestão fará com que você conquiste mais objetivos

Postado dia 10/01/2017 às 09:00 por Victor Basile

 

agenda

Foto: Reprodução

Quem já viu algum vídeo ou leu algum artigo no Economia Sem Mito sempre depara com temas relacionados a objetivos e metas. Acreditamos que esses temas devem ser uma constante na vida das pessoas. Afinal, quando não temos metas muito bem desenhadas, deixamos que a sorte seja o protagonista de nossas vidas, e quando isso ocorre, muitas vezes não acaba bem.

Porém, o primeiro passo para que qualquer objetivo seja alcançado é a organização e o comprometimento com essa organização. É nesse momento que vemos muitas pessoas falhando, pois a rotina muitas vezes é pesada e nos massacra, e isso faz com que nossa organização seja colocada de lado em muitos casos.

E esse é o grande ponto de discussão, partindo da verdade absoluta que para termos resultados diferentes temos que fazer coisas diferentes; ou seja, mesmo com a sua rotina pesada, com o cansaço, temos que estar dispostos a seguir o nosso planejamento. Como sempre digo em minhas palestras: o comprometimento com você mesmo não pode ser negociável.

O tema desse artigo é Agenda Financeira. Ou seja, para cuidarmos do nosso dinheiro, temos que ter uma agenda focada, nos comprometendo a ter periodicamente ações exclusivas a esse assunto. Acredito que não podemos tratar o dinheiro como um assunto de importância igual a outras coisas. Ou seja, se o dinheiro é uma grande ferramenta realizadora de sonhos, a boa gestão fará com que você conquiste mais objetivos. Então, cuide muito bem dele, dê atenção a ele e com certeza ele começará a dar mais atenção a você.

Então, coloco abaixo algumas dicas para você desenhar uma Agenda Financeira. Garanto que, se você seguir esses pontos de forma disciplinada, muitas coisas mudarão em sua vida financeira, e por consequência em sua vida como um todo:

  • Receitas & Despesas: Você irá atualizar todos os dias, por 5 minutos apenas, o seu controle de receitas e despesas, alocando os seus ganhos na parte de receitas e gastos na parte de despesas. O controle financeiro é algo importante demais para qualquer planejamento; portanto, faça um. Com certeza qualquer pessoa tem 5 minutos para dedicar a essa atividade, então não fuja da responsabilidade.
  • Metas: De mês em mês, sente para avaliar a evolução de suas metas, analisando o que evoluiu e o que está estagnado e, principalmente, se as coisas estão indo pelo caminho certo. Caso algo esteja saindo da linha, você deve rever o quanto antes; afinal, quanto mais tempo deixarmos passar, mais longe estaremos de nossos objetivos se os mesmos estiverem dimensionados de forma errada.
  • Investimentos & Aposentadoria: Reavalie os seus investimentos e a sua aposentadoria a cada 6 meses, vendo se os mesmos estão adequados ao momento econômico do país e aos seus objetivos. Não adianta ficar avaliando investimentos todos os meses, pois a economia pode não ter grandes alterações num período tão curto. Além disso, muitas possibilidades de investimentos podem ter penalidades se você ficar pouco tempo apostando nelas.
  • Leitura: Ler é um dos exercícios mais produtivos da vida, pois ele pode trazer grandes mudanças em nossa forma de pensar. Sobre esse assunto, recomendo que a cada 3 meses você leia pela menos 1 livro relacionado ao tema dinheiro. Sendo um assunto tão importante, quanto mais conhecimento você tiver, melhores resultados colherá.
  • Casais: Aos casais recomendo que, a cada mês, sentem para que assim possam avaliar a situação financeira, revendo as metas, e, principalmente, como cada um pode contribuir mais para melhorar a atual situação. É claro que os casais podem conversar sempre sobre o tema, mas se cada passo dessa agenda estiver bem desenhado, não há essa necessidade. Uma reunião oficial mensal sobre o tema dinheiro estará de bom tamanho.

Garanto que, se você implementar essa grande ferramenta o quanto antes, a sua situação financeira no mínimo irá melhorar. Então não perca tempo, se organize, mas, principalmente, se comprometa com o caminho que escolher, pois milagres não caem do seu, nós realizamos.

Conte sempre conosco, e acompanhe os nossos canais, onde sempre teremos muitas informações para vocês.

Até mês que vem!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Victor Basile

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter