Conheça a história do delicioso “Crepe Suzette”

Criado para atender com elegância o Principe de Gales, Edward VII, o jovem Henri, acidentalmente criou uma deliciosa sobremesa.

Postado dia 29/07/2015 às 18:18 por Sociedade Pública

crepes-suzette1

Este delicioso prato foi criado por engano por um assistente de garçom de 14 anos chamado Henri Carpentier (1880-1961) em 1895 no Maitre Café de Paris em Monte Carlo, de propriedade do Chef Augusto Escoffier.

Henri estava preparando uma sobremesa para o Príncipe de Gales, o futuro Rei Edward VII (1841-1910). De acordo com Henri Charpentier, através de suas próprias palavras no livro Vida a La Henri:

“Foi sem querer! Eu estava trabalhando em um prato complicado que pegou fogo. Eu pensei que estava arruinado. O Príncipe e os seus amigos estavam esperando, como eu poderia começar tudo de novo? Eu provei. Achei que aquela era a combinação mais deliciosa de sabores doces que eu já havia experimentado.”

Aquele acidente com o fogo foi precisamente o que era necessário para colocar todos aqueles sabores em harmonia… Ele comeu os crepes com um garfo, mas usou uma colher para capturar a calda restante. Ele me perguntou o nome do que havia comido com tanto prazer. Eu disse a ele que se chamava Crepe do Príncipe. Ele reconheceu que era um elogio destinado a ele, mas protestou jocosamente, pois havia uma senhora presente. Ela estava prestando atenção e levantou-se fazendo uma cortesia com uma de suas mãos. “Você o faria”, disse Sua Majestade, “mudaria o nome do crepe de Crepe do Príncipe para Crepe Suzette”?” Assim nasceu e foi batizou este crepe. “No dia seguinte recebi um presente do Príncipe, um anel enfeitado com joias, um chapéu e uma bengala.”

Compartilhar:

Leia também

Assine a nossa newsletter