Cor, som e imagens no processo criativo de JBach

O ver do artista é um ver afetado pelo pensar; um ver que analisa as formas e cores da natureza e as recompõe com uma maneira mais ampla de perceber o real

Postado dia 13/06/2016 às 08:00 por Jéssica Lima

Jbach

Foto:© Pixis Productions

Como aproximar música e artes visuais? Como buscar interseções entre artes que se dirigem a sentidos diferentes? Tanto o som quanto a luz resultam de ondas vibratórias de frequências variáveis, sujeitas a ação de intensidades variadas e caracterizadas por certa duração durante a qual podemos observar através de imagens.

Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio em que se vive, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.

Um processo de criação artístico é uma construção que tem dois grandes e fortes alicerces: a imaginação e o trabalho.

‘’ Minha paixão pelo cinema começou quando eu tinha 15 anos, descobrindo a magia do meu software de edição Adobe Premiere. O que me impressionou foi a capacidade de sincronizar fotos para a música’’, afirma Jbach.

Com esta análise podemos concluir que arte envolve técnica, mas é importante uma outra reflexão: o grau de subjetividade presente no uso da técnica. “Até onde chegam as técnicas aprendidas e onde começa a técnica pessoal, a forma viva?”

O ver do artista é um ver afetado pelo pensar; um ver que analisa as formas e cores da natureza e as recompõe com uma maneira mais ampla de perceber o real. Assim, o ver-pensar é um combinar, um repensar, um transformar os dados da experiência sensível: “Arte: percepção aguda das estruturas, mas que não dispensa o calor das sensações.” (Alfredo Bosi, 2003)

jbach

Foto: © Pixis Productions

O processo:

JBach, é um diretor, artista, repórter e fotógrafo de Paris. É um artista independente que trabalha para empresas de produção e associações, acrescentando um pouco de sua criatividade. Atualmente vem trabalhando no processo que envolver suas experiências vividas nas suas viagens pelo mundo capturando imagens através de suas percepção de mundo. Em sua última apresentação, com a mostra “Cerebro Visio Phone”, ele utilizou a  técnica VJ ou (Vjing).

técnica que se baseia na criação e manipulação de imagens em tempo real, através de meios tecnológicos e para uma audiência, um diálogo, uma mistura com música ou som.  A prática do VJ tem lugar em eventos os mais variados, como concertos, discotecagem, apresentações e em galerias e museus, muitas vezes em combinação com outras práticas performáticas. O resultado da combinação entre as várias práticas artísticas é uma performance em tempo real, que inclui músicos, artistas visuais (VJs), atores, bailarinos, etc.

Historicamente, o VJ  busca fazer referências a expressões artísticas relacionadas com a experiência sinestésica entre som e imagem. Através de seu olhar crítico, introduzindo a arte no processo criativo, que JBach manifesta e transmite uma nova visão de mundo. Ao mesmo, apresenta a atual situação vivida pela humanidade em relação à natureza e ao meio em que vivemos. É o que podemos ver em seu mais recente documentário, “O Caminho para a Vida Natural”, filmado na região da Chapada dos Veadeiros (GO), em que ele apresenta uma meio alternativo de vida, em direção a uma vida simples, focalizando em um novo sistema.

Tendo a arte como base de conhecimento, como a mais importante concentração de todos os processos biológicos e sociais do indivíduo na sociedade, como um meio de equilibrar o homem com o mundo nos momentos mais críticos e responsáveis da vida, através do observador, e com isso influenciando também na transformação do ser humano – e, consequentemente, da sociedade.

Por fim, observamos que a arte, em seus processo criativos, liberta, transforma e agrega.  Saiba mais sobre o artista em:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/JhNRea/featured

FACEBOOK: https://www.facebook.com/jbachcreationaudiovisuel/?fref=ts

SITE: http://jbach.fr/website/ 

 

Veja a galeria de imagens

 

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jéssica Lima

Jéssica Lima, produtora cultural, atualmente gerencia eventos, palestras e oficinas na fazenda Vila Paraíso

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter