COPOM reduz taxa Selic para 14%

Primeira redução em quatro anos ainda deixa país com uma das taxas mais altas de juros no mundo

Postado dia 26/10/2016 às 10:28 por Maiara Madureira

 

copom

Foto: Reprodução/Internet

Em reunião realizada em 19/10/2016, o COPOM analisou o cenário macroeconômico e outros elementos e decidiu ser conservador no corte da taxa de juros, que estava em 14,25%.

A SELIC é um instrumento do Banco Central usado para controlar a inflação. De forma bastante simples, se a taxa de juros está alta, o consumo é reduzido e a poupança, estimulada. Se ela está baixa, consumo e produção são estimulados – é um mecanismo de buscar o crescimento da economia.

Antes da decisão do COPOM, o mercado discutia se a redução seria de 0,25% ou de 0,5%, sendo esta uma perspectiva mais otimista diante de uma taxa de inflação mais estável e com uma tendência de queda.

selic-1

A decisão, contudo, seguiu os parâmetros já adotados pelo Banco Central, que vem se mostrando conservador.

Segundo o Banco Central, com uma meta de inflação para 2016 de 4,5% e com um teto de 6,5%, a tendência de uma queda mais acelerada é uma tendência apenas de médio ou longo prazo. Segundo o Boletim Focus, a SELIC deve terminar 2016 em 13,5% e 2017 em 11%, quando o teto da inflação será de 6%, o que representaria uma queda substancial.

copom

Foto: Reprodução/INternet

Novas reduções dependerão do alcance das metas de inflação e do ritmo de implementação dos ajustes necessários na economia.

Ainda que a queda dos juros seja pequena, já é uma sinalização positiva e poderá ajudar na recuperação da economia, ao aumentar a confiança dos investidores, o recuo dos juros bancários e o pagamento menor de juros pelo setor público.

Observação: o conteúdo dos artigos da autora são de sua exclusiva responsabilidade. As opiniões expressadas não refletem as opiniões da BM&FBOVESPA.
#:
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Maiara Madureira

Formada no Largo São Francisco, mestre em Direito Comercial pela USP, fã incondicional de decoração e de bons livros

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter