Construção e visão da marca

Você já parou para pensar como sua marca está sendo visualizada pelo seu cliente? Qual imagem que ele tem do seu negócio quando toma o primeiro contato com a sua marca?

Postado dia 04/01/2016 às 00:00 por Monica Lemes

Evolution-of-Branding

Grande parte dos clientes que já atendi em minha carreira de consultora de Marketing não tinham a mínima preocupação ou noção do quanto é importante construir uma marca, desde o início do negócio, que tenha identidade com o produto ou serviço oferecido, impactando rapidamente no mercado e no público-alvo e consequentemente reduzindo o esforço de comunicação e marketing.  Por isso uma das minhas primeiras falas, com o cliente, trata-se desta ferramenta tão poderosa.

O poder da publicidade vai além da sua capacidade de vender e persuadir. O poder singular da publicidade consiste na sua capacidade de construir e manter marcas de sucesso duradouro criando entidades perceptuais que refletem os valores, sonhos e fantasias do consumidor.

O ambiente em que vivemos fica cada dia mais congestionado com mensagens. Clientes têm grande quantidade de programas de TV para escolher, são bombardeados por logomarcas e mensagens em suas vidas cotidianas e podem ter acesso a milhões de estímulos através da mídia eletrônica. Não podemos agarrá-los e implorar por sua atenção. Temos que aprender como engajá-los, como atraí-los, para encantá-los e para que isso aconteça precisamos dar o primeiro passo: criar e desenvolver uma marca que tenha identidade com o produto / e ou serviço que oferecemos e estabeleça uma conexão emocional com seu público-alvo, assim como as chamadas lovemarks.

Lovemarks são marcas super envolventes de empresas e produtos que constroem relacionamentos com os consumidores através de maneiras surpreendentes, como o mistério, a sensualidade e a intimidade. Mistério para atrair os consumidores com ótimas histórias, ícones poderosos e a combinação de passado, presente e futuro. Sensualidade para criar conexões físicas com os consumidores através dos sentidos. Intimidade para gerar empatia, compromisso e paixão. Esses são os fundamentos dos relacionamentos de longa duração e colocam os consumidores no lugar onde devem estar: no coração emocional das marcas.

No entanto, uma estética atraente transpõe esses excessos e tem um simbolismo distinto que se identifica com a empresa e se associa a ela. O importante é tornar sua mensagem, marca ou logo consistente com seu esforço de marketing.

Você já parou para pensar como sua marca está sendo visualizada pelo seu cliente? Qual imagem que ele tem do seu negócio quando toma o primeiro contato com a sua marca? Se não, agora é o momento exato para alinhar essa poderosa arma que irá acompanhar você e o crescimento da sua empresa, enquanto ela existir, e como a gente fala no Sebrae, trabalhamos para que a sua empresa seja competitiva,  perene, sobreviva e evolua sempre.

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Sobre o Autor

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Monica Lemes

Consultora de marketing com experiência publicidade e propaganda em diversas mídias, como jornais, rádios e revistas. Consultora de Marketing do Sebrae-SP Escritório Regional Alto Tietê

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