Consciência e foco para mudança

Aprenda a usar seu cérebro. Consiga boas mudanças em sua vida aprendendo a modificar seus padrões de comportamento

Postado dia 25/08/2016 às 09:04 por Fabio Gabas

consciência

Foto: Reprodução/Internet

Tenho me dedicado bastante aos estudos da neurociência, ciência que estuda o cérebro e todo o sistema nervoso quanto a suas estruturas, funções, ações e reações, com o objetivo de aprimoramento do ser humano.

É extraordinário e sensacional saber o que nos constitui e conhecer a fundo nossas capacidades e a grandiosidade que habita dentro de cada um de nós.

Antigamente, os cientistas acreditavam que as conexões e a estrutura física do cérebro, uma vez formadas, eram fixas e imutáveis, o que levaria o ser humano a ter sempre o mesmo tipo de reação frente aos estímulos do dia-a-dia.

De fato, observamos que, em termos gerais, as pessoas tendem a manter o mesmo padrão de vida ou sobrevida sempre! Aquele que é medroso ou receoso mantém esse padrão mesmo que ele o prejudique; o que é hipocondríaco, parece que sempre continua manifestando suas doenças e pensando em tratamentos; o que é mentiroso, o que trapaceia ou o agressivo dificilmente fogem deste padrão ou vício, mesmo sabendo que podem se dar mal. E o que se acha melhor do que os outros sempre arruma um jeitinho de se sobrepor às conversas, falando de si próprio.

Mas será que estamos mesmo condenados a escravidão dessas “lentes” ou “programas” determinados pela nossas conexões e circuitos neurológicos?

Hoje a neurociência sabe muito bem que o sistema nervoso, principalmente o cérebro, é plástico, ou seja, tem a capacidade de se reestruturar física e funcionalmente. Assim como essas conexões e esses circuitos cerebrais determinam nossos padrões de pensamentos, emoções e hábitos, através da consciência e do foco em novos pensamentos, emoções e hábitos, também podemos interferir e modificar esses circuitos.

Então a palavra mágica é não deixar no automático e colocar consciência o máximo possível (e cada vez mais) em tudo o que se passa internamente e com foco no seu objetivo de mudança. Afinal, se você não reconhece esse fator limitante ou não sabe o que quer mudar… nada vai acontecer e você continuará a repetir o passado no seu futuro!

Todo este processo de crescimento consciente leva à expansão do seu nível de consciência, ou seja, expande as lentes estreitas com as quais vemos e percebemos o mundo. Enfim, muda nosso “sistema operacional”.

Na prática, isso é o que diferencia as ações e reações das pessoas diante de um mesmo acontecimento. Um indivíduo, por exemplo, ao ser roubado por um ladrão, poderá descarregar uma metralhadora em sua cabeça sem hesitar. Outro, na mesma situação, poderá agradecer de todo coração porpoder viver e ter o suficiente até pra ser roubado, do que ter que roubar pra poder ter o suficiente pra viver… E ainda outros, como aconteceu veridicamente com Chico Xavier, ao ter sua calça do terno roubada do seu varal, correu atrás do ladrão gritando: “Volte aqui, volte aqui, você esqueceu de levar o paletó”. Diferentes níveis de consciência.

Enfim, estamos num momento de mudança de sistema operacional mental na Terra. As crianças já estão vindo mais “sofisticadas” e precisamos ajudar, ou pelo menos não atrapalhar tanto, praticando conscientemente a nossa mudança interna.

  • Tenha consciência de que tudo que para você é verdade é apenas um “programa” que pode ser expandido! Busque esta expansão com a mente e o coração abertos. Não se “cristalize” neste nível pra não perder as maravilhas que a vida nos reserva.
  • Vigie e observe sem julgamentos seus pensamentos, emoções e intenções. Não se identifique com eles: você tem esses pensamentos, emoções e intenções, mas você não é isso. Comece a colocar luz da sua atenção em cada coisa, o que só é possível vivendo o presente, ou seja, cada momento de cada vez. Isso é transformador!
  • Pratique a meditação entre 30 e 60 minutos diariamente! Não há receita melhor do que essa para remodelar totalmente o seu cérebro e expandir suas lentes para perceber um novo mundo, uma nova realidade por trás do que acha que existe…. É como se um feitiço da ilusão do feio, do triste e do caos desabassem e você pudesse ver uma vida cristalina de luz, paz e serenidade.

Use seu cérebro a favor do seu ser, treinando-o e preparando-o para esta grande mudança que já estamos presenciando na Terra. Até porque tudo que é obsoleto acaba sendo substituído.

Grande abraço!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Fabio Gabas

Clínico dedicado aos estudos da medicina Preventiva e Integrativa. Atende na Clínica Healthy em São Paulo, e médico sócio da Clínica Gabas CRM 95.581

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter