Como ser promovido?

Descubra os sete passos para acelerar sua promoção

Postado dia 23/12/2015 às 00:04 por Douglas de Matteu

No intervalo de uma aula de Gestão de Pessoas, um aluno me questionou: o que faço para ser promovido na empresa? Evidentemente que todos nós buscamos uma fórmula mágica para uma rápida progressão profissional e financeira. Infelizmente não possuo uma poção mágica, mas existem algumas estratégias que podem contribuir significativamente para você se destacar, de forma bem simples usando o “bom senso”, ou seja, os 7S, sete passos.

Mesmo em épocas adversas, onde a crise afeta as organizações, também pode gerar oportunidades significativas.  Adote os sete passos e destaque-se!

Temos que entender o que empresa espera do Funcionário/ Estagiário, neste sentido destaca-se:

Senso de Economia: Economizar, usar os recursos da empresa, como se fossem seus.  Toda empresa busca a eficiência, ou seja, usar os recursos da melhor maneira possível, evitando desperdício.

Senso de Resultado: Sim, apenas a boa intenção não basta, a empresa precisa de resultados, logo o funcionário deve sempre buscá-los. No âmbito empresarial podemos entender que o funcionário precisa ser eficaz, que é a relação entre resultados alcançados e objetivos planejados. Busque sempre os Resultados.

Senso de Urgência: Urgência. Esqueça o “já vou”, “um momentinho”, “estou indo”. Atualidade demanda uma nova postura do profissional, o que não espera o chefe mandar,  percebe o que precisa ser feito, e faz! A proatividade é que faz as coisas acontecerem. Atitude!

Senso de Solidariedade: Ser solidário, ajudar todas as pessoas ao seu redor, os demais funcionários, superiores, subordinados e principalmente os clientes da empresa, temos que estar além, atender as solicitações e cultivar relacionamentos.

Respeitar e desenvolver nossa inteligência nas relações interpessoais é tão importante quanto a intelectual. Desenvolver o relacionamento pessoal é extremamente importante para alcançar uma promoção.

Senso de Comprometimento: Estar comprometido, envolvido, vestir a camisa da empresa e ser fiel ao seu propósito.

Senso de respeito e ética: Respeitar as pessoas e agir de forma ética e moral é extremante simples, mas ultimamente “raro”. Seja correto e faça o bem!

Senso de Positividade: Ser positivo, encontrar oportunidade onde outros enxergam problemas é um grande diferencial, transforme dificuldade em oportunidade, reclamação em ação, custos em receita, tudo isso é possível a partir do momento que você decide ver, ouvir e sentir as situações que acontecem sobre o prisma da positividade. Em quanto alguns choram outros vendem lenço, o que prefere fazer?

Em resumo, é uma questão de “Bom Senso”, ou seja, um sentido bom, um caminho mais glorioso e tranquilo. Com simplicidade, atentando-se aos pequenos detalhes, sendo positivo, tenho certeza que você se destacará no ambiente de trabalho. E porque não conquistar a promoção. Mas lembre-se, não existe fórmula mágica, mas acredito que para mudar a situação atual precisamos de “bom senso” e ATITUDE!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Douglas de Matteu

Diretor presidente do Instituto de Alta Performance Humana e presidente da ABPM. escritor, professor universitário e coach.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter