Como saber se o bebê está mamando o suficiente

Em toda mamada a dúvida é a mesma: será que o bebê mamou o suficiente?

Postado dia 28/11/2016 às 08:30 por Marcia Benalia

 

mamando

Foto: Reprodução

O bebê com um dia de vida possui um estômago do tamanho de uma cereja. No terceiro dia, do tamanho de uma noz. Com uma semana, de uma ameixa e com um mês, de um ovo grande.

Se o estômago do bebê é pequeno, por que ele quer mamar toda hora?

– Por ter um estômago pequeno, o bebê mama um pouco e já se satisfaz. O leite materno, ao contrário do leite artificial, é de fácil digestão. Então, o bebê mama, o alimento é digerido e… ele está pronto para outra mamada!

O bebê chora sem parar e ao ser colocado no peito, se tranquiliza. É fome?

– Amamentar é nutrição e prazer. Os bebês tem necessidade de sucção. Sugar dá prazer, tranquiliza. Portanto, se seu bebê acabou de mamar e ao ser tirado do peito começa a chorar, não significa necessariamente que ele está com fome. Significa que ele quer e precisa de aconchego, ficar perto da mãe, ter a pele dela em contato com a dele para se sentir seguro.

Devo dar fórmula para complementar a amamentação?

– O complemento deve ser dado com indicações reais de necessidade, detectadas pelo pediatra. Fora estes casos, não deve ser oferecido. O leite materno é completo e supre todas as necessidades do bebê.

O corpo do bebê é preparado para receber leite humano, assim como o bezerro é preparado para receber leite de vaca!

Meu filho não é gordinho como os bebês de propaganda. Meu leite é fraco?

– Existe uma média de ganho de peso que o bebê deve adquirir nos primeiros meses de vida, mas saiba que os bebês herdam características físicas dos pais. Se a mãe tem estatura pequena e o pai mediana, não adiante sonhar com um bebê gigante. Bebê gordo não significa que ele seja saudável, assim como bebê magro não significa que ele seja doente. O pediatra, nas consultas mensais não avalia apenas o ganho de peso para saber se a criança está se desenvolvendo dentro dos parâmetros. Outros aspectos como a vivacidade do bebê, desenvolvimento motor e crescimento também são verificados. Minha filha, por exemplo, sempre foi comprida e magra!

Amamente sem regras de horários. Dê o peito sempre que o bebê solicitar. Amamentar é amor! Não prive seu filho de receber este carinho. É cansativo para a mãe, porém é recompensador!

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Marcia Benalia

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter