Como fazer uma redação nota 1000

Se você já desenvolve boas redações, treine mais, trabalhe na excelência pois este será o seu diferencial em meio a muitos candidatos.

Postado dia 03/08/2017 às 09:00 por Kelly Carrijo

Foto: Reprodução

Sabemos que a redação é importantíssima pra sua nota do ENEM pois ela agrega a sua nota das questões objetivas alavancando sua nota final então, meu conselho, se você já desenvolve boas redações, treine mais, trabalhe na excelência pois este será o seu diferencial em meio a muitos candidatos e poucas vagas mas, meu caro estudante, se tem dificuldade com ela, procure ajuda, dedique tempo e treine, treine até melhorar sua qualidade e produtividade com a mesma.

E, antes de tudo, considere que no último ENEM, apenas 77 candidatos conseguiram tirar a nota máxima (1.000) de um total de 9.276.328, ou seja, apenas 0,0008%. Embora seja um assunto pra abordarmos, aqui vim falar sobre um esquema pra você seguir nas suas redações, pegue papel e caneta pra anotar e bons estudos. Inicialmente, saiba que você precisa ler e ouvir sobre diversos temas atuais (políticos, sociais e econômicos) para ter conteúdo e informação a fim de embasar sua tese, argumentação e proposta de solução, vejamos abaixo:

  • Tese: Aqui é o primeiro parágrafo, avalie que você necessita deixar claro pro seu corretor qual é o assunto que abordará ou, se ficar melhor pra você pensar, qual é a problemática que você abordará? E, aqui, oriento você a utilizar palavras chaves que indiquem o assunto e, evitar palavras repetitivas, no máximo, utilize-se de sinônimos assim a leitura não fica cansativa, ao contrário, fica envolvente e rica de vocabulário.

 

  • Argumentação: Este é o segundo e terceiro parágrafo e agora vamos responder à questão ‘o que impede este problema de ser resolvido’, ou seja, porque esta problemática ainda resiste e sua resposta deve se basear em argumentos que fundamentem, isto é, dados ,pesquisas, estudos de cientistas/estudiosos/filósofos/referências no assunto, assim, você ganha credibilidade e solidifica suas ideias a fim de dar mais consistência pra sua redação.
    Bem, até aqui estamos juntos? Fez sentido pra você? Se não, retorne no item 1, se sim, continuemos. E, por último mas não menos importante, cada parágrafo deve conter um argumento para que sua redação não fique pobre e leve de argumentos.

 

  • Proposta de Intervenção: Estamos no último parágrafo e devemos propor ações que minimizem/amenizem a questão discorrida acima, então, considere as problemáticas/argumentos e, em sintonia com isto, elabore propostas com o que, como, quem e quando fazer que sejam viáveis/possíveis, não pode ser nada mirabolante, de longo prazo e oneroso.

 

  • Revisão: Por fim, releia sua redação pra analisar se suas ideias estão conectadas/coesas, corrija pontuação, acentuação e concordância verbal/nominal .

 

Se achou este texto complexo ou difícil, procure ajuda (um cursinho ou o professor do seu colégio) mas não fique parado pois só tem uma forma de melhorar nossa condição, agindo, fazendo e treinando. Estarei aqui torcendo por ti!!!

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Kelly Carrijo

Formada em licenciatura, pós-graduada em Gestão de Negócios e MBA em Gerenciamento de Projetos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter