Como encontrar qualquer coisa na internet

A ferramenta de busca do Google pode ser mais poderosa do que você imagina, basta saber usá-la

Postado dia 18/01/2017 às 09:00 por Caio Rossi

google

O Google é poderoso, mas sua alma será eternamente seu mecanismo de busca, que apesar de parecer extremamente simples pode encontrar informações bem mais precisas.

Você já deve ter buscado algo e se deparou com milhares de páginas encontradas, muitas com conteúdo que nada tem em comum com sua busca. É frustrante passar longos períodos para encontrar o que deseja.

Não é apenas digitar na barra, mas como inserir a informação pode mudar radicalmente como o Google traz os resultados pesquisados.

Digite “tempo hoje em São Paulo” e ele lhe dará a previsão, contudo se apenas digitar “tempo” chega-se no mesmo resultado.

Outra forma bacana de encontrar algo mais especifico é colocar o que deseja dentro de aspas duplas, elas informam ao mecanismo de busca que deve ser exatamente aquilo.

Lembra quando pesquisou sobre aquele produto para conhecer e apenas apareceu lojas? Para reduzir os resultados excluindo lojas insira na sua busca “-valor” ou talvez “-loja”, palavras com o sinal de subtração o Google exclui dos resultados.

Imagine que precisa encontrar um artigo em Word ou PDF, em sua busca insira: “Biologia Marinha Filetype:pdf”, o final Filetype informa um tipo de arquivo que deseja encontrar, para úinsira “filetype:mp3”.

Uma forma de aprender mais sobre o Google é usando ele mesmo, a literatura na internet sobre esse mecanismo de busca é assustadoramente grande.

Toda vez que buscar algo, lembre-se de ser direto no que tange o assunto, tente ser especifico e abra o tema a medida que não encontrar o que procura. Prefira mudar os termos da busca a ir para a página seguinte, o Google se orgulha de possuir uma incrível heurística, confie nela.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Caio Rossi

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter