Como diria Vaughan: She’s my pride and joy

Guitarra, um instrumento que a gerações emociona pessoas com seu som

Postado dia 06/01/2016 às 10:59 por Jean Carlos

strato

Quando pensamos em rock logo pensamos em guitarra, porém esse instrumento está presente em muitos estilos musicais graças a sua versatilidade, quando Léo Fender criou sua Stratocaster e com ela revolucionou a música de uma vez por todas.

Desde o início sempre houve duas marcas titãs no mercado das guitarras, a Fender e a Gibson, sempre batendo de frente, por causa de sua perfeição no acabamento e na qualidade de construção e no som. O sonho de qualquer guitarrista é uma Fender ou uma Gibson.

A guitarra mais conhecida da Fender e a Stratocaster, pois ela foi usada por vários nomes da música como: Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, Rory Gallagher, Ritchie Blackmore, Buddy Guy, Mark Knopfler, entre muitos outros.

A guitarra favorita de Stevie Ray Vaughan era sua Fender Stratocaster de 1963. Ele a chamava de Number one (também conhecida como primeira esposa), e a usou desde o início de sua carreira até o fim dela, com sua trágica morte aos 35 anos.

Sua Number one era tão surrada que a tinta já havia saído em vários pontos da guitarra, no headstock havia uma queimadura causada por cigarros que ele deixava preso por baixo da sexta corda enquanto tocava. Essa situação de desgaste no instrumento chama-se relic, muitos guitarristas adotam essa prática em suas guitarras, envelhecendo-as artificialmente com a intenção de dar uma cara de anos de estrada ao seu instrumento, os guitarristas mais adeptos a essa prática são os do rock e os do blues, principalmente do blues. A Fender entrou nessa brincadeira de relic quando entregaram algumas guitarras a Keith Richards do Rolling Stones e ele as devolveu com o seguinte pedido ”Elas estão ótimas, mas estão muito brilhantes, novas de mais, deem uma envelhecida nelas.” Então a Fender hoje em dia conta com uma divisão só para as guitarras relic.

A Gibson não fica atrás, pois suas guitarras são utilizadas por grandes lendas da música como: Randy Rhoads, Slash, Zakk Wylde, Angus Young, James Hetfield, Jimmy Page, Gary Moore entre outros.

Os modelos mais conhecidos da Gibson são a Les Paul e a SG. Essas guitarras são tão amadas por terem seu timbre característico sempre encorpado ao contrário da Fender por ser mais cristalino ou estalado. Ambas as marcas são excelentes, porém cada guitarra tem sua característica dominante em estilos musicais, mas o que faz a Stratocaster ser tão amada é o fato de ela ser versátil, pode se tocar com ela de forma correta e convincente jazz, blues, country, bossa nova, MPB, reage, hard rock, heavy metal, etc…

A relação de um guitarrista com sua guitarra é a mesma de um namorado ciumento (minha namorada, não toque nela…), por mais que o instrumento possa ser novo ou velho ou até mesmo de má qualidade só o seu dono pode dizer como se sente ao tocar nela. Creio que esse sentimento é geral para os músicos.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Jean Carlos

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter