Chemical Brothers revolucionam após sair do Planeta Poeira!

Em 1995, a dupla inglesa transformou a música feita para as pistas de dança e inundou o mundo com sua mistura de techno, hip hop, house e rock

Postado dia 23/08/2016 às 09:00 por Leonardo Carrasco

chemical

Foto: Reprodução/Internet

Há discos que precisam de anos para ser encarados como reais quebradores de paradigmas e que mostram terem sido necessários na época para que a música não estagnasse, ou mesmo não perdesse sua essência.

Exit Planet Dust foi isso e muito mais! Com este trabalho, considerado, hoje em dia, um dos grandes discos da música eletrônica e responsável por um novo subgênero conhecido como big beat, a dupla inglesa de Manchester, Tom Rowlands e Ed Simons, transformou a música feita para as pistas de dança e inundou o mundo com sua mistura de techno, hip hop, house e rock.

O nome foi tirado de uma brincadeira, já que o nome antigo deles era Dust Brothers, uma homenagem aos produtores de mesmo nome que eram conhecidos pelo trabalho com os Beastie Boys. A questão é que os originais não curtiram a referência e ameaçaram processar a dupla britânica. Então eles trocaram de nome, mas aproveitaram para dar esse título ao disco de estreia lançado em junho de 1995.

O mais interessante é que se você colocar esse disco em qualquer festa, é batata que a galera vai se jogar na pista automaticamente e só parar de se mexer ao fim dele. Em menos de 50 minutos, temos aí o que existiu de melhor na música dançante feita nos anos 90.

Claro que é nítida a influência direta de New Order, Kraftwerk e Public Enemy, mas nem por isso o som dos irmãos químicos soa sem personalidade. Aliás, o barato é ele soar totalmente atemporal. Uma verdadeira obra-prima.

Para vocês terem uma noção de como a dupla já era requisitada quando lançaram esse álbum, eles chegaram a ser DJs do Oasis em um show da banda. Também contavam com a parceira do vocalista Tim Burgess dos Charlatans, banda muito popular no Reino Unido, além de terem a admiração e requisitados a fazer remixes para Primal Scream e Prodigy. Tá bom pra vocês?!

Posteriormente, os rapazes lançaram mais clássicos da música eletrônica – Dig Your Own Hole e Surrender – com participações de grandes nomes como Bernard Sumner (New Order), Bobby Gillespie (Primal Scream), Hope Sandoval (Mazzy Star) e do próprio Noel Gallagher. Assim, a dupla só tem crescido e ganhado cada vez mais admiradores e atingido nichos da música mais distintos. Porém, definitivamente, foi com Exit Planet Dust que os Chemical Brothers chegaram chegando. Depois, nada mais foi como antes. Sem exageros!

  • Leave Home
  • In Dust W eTrust
  • Song To The Siren
  • Three Little Birdies Down Beats
  • Fuck Up Beats
  • Chemical Beats
  • Chico´s Groove
  • One Too Many Mornings
  • Life Is Sweet
  • Playground For A Wedgeless Firm
  • Alive Alone
Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Leonardo Carrasco

Formado em marketing e publicidade, músico, ator profissional, dublador e locutor. Atualmente trabalha como diretor de marketing.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter