Cerveja é momento

A cerveja entre todas suas variações, é uma bebida que deve ser apreciada. Confira nesse post as 5 melhores cervejas do mundo

Postado dia 11/02/2016 às 00:00 por Gustavo Iglesias

cerveja

Foto: Divulgação/Internet

Às vésperas do carnaval e bem no meio das minhas férias me deparo com a tarefa de escrever mais um post sobre cerveja. Confesso que a princípio a ideia de abrir meu notebook aqui em Paúba não soou tão boa assim, abri uma latinha para ver se mudava o humor e funcionou tão perfeitamente que na hora me veio o tema desta coluna: Cerveja é momento!!

Até bem pouco tempo atrás aqui no Brasil dispunhamos de apenas um estilo em 99,9% das prateleiras de mercados e bares, American Lagers, as ditas mainstream ou populares. Esse panorama não mudou tanto já que ainda correspondem a 99,5% , embora tenhamos hoje um grande número de cervejas artesanais brasileiras e importadas disponíveis no mercado.

Para quem já tem um pouco mais de intimidade com as cervejas artesanais fica mais fácil escolher dentre os inúmeros estilos e rótulos, seja para consumo em bares ou em casa. Já para quem está apenas começando a se aventurar e conhecer um pouco mais sobre esse novo mundo , o momento da compra pode não ser tão fácil assim e invariavelmente a experiência estará sujeita ao insucesso.

Cada estilo tem suas caracteristicas bem definidas e apesar de um ou outro terem semelhanças, boa parte deles são tão discrepantes que é óbvio que uns se sairão melhor em determinadas circunstâncias que outros. Vamos dar como exemplo meu momento atual;

Estou na casa de praia e está um sol absurdo, resolvi então beber uma cerveja. Entre as opções havia uma Imperial Stout bastante alcoolica, encorpada, com aromas e sabores tendendo a chocolate e café expresso com notas tostadas, e também havia uma Americam Pale Ale (APA) de leve teor, aromas cítricos e florais com amargor médio bastante refrescante. Qual você escolheria? Se escolhesse a primeira é bem provável que sua experiência não fosse tão agradável quanto se a guardasse para uma noite mais fresca acompanhada de pedaços de um bom chocolate suíço.

E para o churrasco do final da tarde, para uma noite em campos do jordão, um happy hour da firma, um jantar romântico, no carnaval de rua etc. Será que um único mesmo estilo serve para todas ocasiões? Com certeza não e vários fatores devem ser levados em conta, inclusive a conta! Você vai para a folia de carnaval com cervejas que custam R$ 30,00 e te deixam muito bêbados rapidamente podendo queimar a largada ou vai devagar e sempre na mainstream de sua preferência? Você leva sua namorada para jantar num bom restaurante que dispoem de carta de cervejas e pede uma Skol?

Há uma corrente de cervejochatos que decidiram que estas cervejas que beberam a vida inteira agora são porcaria e não valem nada, fazem uma cruzada contra as mesmas. Mas calma lá, to saindo do meu sagrado futebol de terça a noite e não vou beber uma cervejinha com meus amigos porque só tem original? Essa não é uma original qualquer, é a melhor original do mundo simplesmente porque estou confraternizando com meus melhores amigos após praticar o esporte que tanto amo e ela está geladíssima. Quer momento melhor para uma original?

Estes dias li um texto que listou as 5 melhores cervejas do mundo, e eu que nunca concordei com nenhuma dessas listas pois gosto não se discute acabei dando o braço a torcer e assinaria embaixo se eu achasse novamente. São elas;

  1. A que você está bebendo agora, aproveite!
  2. A próxima, pra acabar com a ansiedade!
  3. A sua preferida de todos os tempos, por motivos óbvios!
  4. A de graça, sempre bem vinda!
  5. A que você fez, beba orgulhosamente!

E para você, qual sua cerveja e seu momento preferido ?

 

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Gustavo Iglesias

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter